UEL 2016 – Questão 4

Ciências da Natureza / Física / Termodinâmica / Segundo Princípio da Termodinâmica
Texto
 
A vida em grandes metrópoles apresenta atributos que consideramos sinônimos de progresso, como facilidades de acesso aos bens de consumo, oportunidades de trabalho, lazer, serviços, educação, saúde etc. Por outro lado, em algumas delas, devido à grandiosidade dessas cidades e aos milhões de cidadãos que ali moram, existem muito mais problemas do que benefícios. Seus habitantes sabem como são complicados o trânsito, a segurança pública, a poluição, os problemas ambientais, a habitação etc. Sem dúvida, são desafios que exigem muito esforço não só dos governantes, mas também de todas as pessoas que vivem nesses lugares. Essas cidades convivem ao mesmo tempo com a ordem e o caos, com a pobreza e a riqueza, com a beleza e a feiura.
A tendência das coisas de se desordenarem espontaneamente é uma característica fundamental da natureza. Para que ocorra a organização, é necessária alguma ação que restabeleça a ordem. É o que acontece nas grandes cidades: despoluir um rio, melhorar a condição de vida dos seus habitantes e diminuir a violência, por exemplo, são tarefas que exigem muito trabalho e não acontecem espontaneamente. Se não houver qualquer ação nesse sentido, a tendência é que prevaleça a desorganização. Em nosso cotidiano, percebemos que é mais fácil deixarmos as coisas desorganizadas do que em ordem. A ordem tem seu preço. Portanto, percebemos que há um embate constante na manutenção da vida e do universo contra a desordem. A luta contra a desorganização é travada a cada momento por nós. Por exemplo, desde o momento da nossa concepção, a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, nosso organismo vai se desenvolvendo e ficando mais complexo. Partimos de uma única célula e chegamos à fase adulta com trilhões delas, especializadas para determinadas funções. Entretanto, com o passar dos anos, envelhecemos e nosso corpo não consegue mais funcionar adequadamente, ocorre uma falha fatal e morremos. O que se observa na natureza é que a manutenção da ordem é fruto da ação das forças fundamentais, que, ao interagirem com a matéria, permitem que esta se organize. Desde a formação do nosso planeta, há cerca de 5 bilhões de anos, a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor. Dessa forma, para que existamos, pagamos o preço de aumentar a desorganização do nosso planeta. Quando o Sol não puder mais fornecer essa energia, dentro de mais 5 bilhões de anos, não existirá mais vida na Terra. Com certeza a espécie humana já terá sido extinta muito antes disso.
(Adaptado de: OLIVEIRA, A. O Caos e a Ordem.Ciência Hoje. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica sem-misterio/o-caos-e- a-ordem>. Acesso em: 10 abr. 2015.


 
Considerando a afirmação presente no texto I “a tendência das coisas de se desordenarem espontaneamente é uma característica fundamental da natureza”, e com base nos conhecimentos sobre as leis da termodinâmica, assinale a alternativa correta.
a) Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, ocorre a transferência espontânea de calor do corpo mais quente para o mais frio.
b) O calor, gerado por um motor a explosão, pode ser
convertido de maneira espontânea e integralmente em
energia mecânica, elétrica, química ou nuclear.
c) O nitrogênio e o hélio misturados e contidos em um
recipiente se separam de modo espontâneo após o equilíbrio térmico do sistema.
d) Uma máquina térmica perfeita opera, na prática, em ciclos, converte o calor integralmente em trabalho e é capaz de funcionar como um moto-perpétuo.
e) As moléculas de tinta que tingem uma porção de água de maneira homogênea tendem a se agrupar espontaneamente e com isso restaurar a gota de tinta original.
 
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 43
Em 2006, comemora-se o centenário do vôo do 14-Bis. Além desse feito, Santos-Dumont contribuiu para aprimorar os balões, em especial os dirigíveis. A principal causa relacionada ao fato de os balões levantarem vôo é a) o seu volume ser pequeno em relação ao da atmosfera terrestre. b) a sua massa ser pequena em relação à da Terra. c) o seu peso ser zero. d) a sua densidade ser pequena em relação a do ar. e) a forma aerodinâmica desses veículos, em particular, a esférica.
Base dudow 2000 – Questão 60
Uma norma de segurança sugerida pela concessionária de uma autoestrada recomenda que os motoristas que nela trafegam mantenham seus veículos separados por uma “distancia” de segurança de 2 segundos. Qual é essa distancia, expressa adequadamente em metros, para veículos que percorrem a estrada com velocidade constante de 90km/h? a) 18m b) 20m c) 50m d) 25m e) 40m
Base dudow 2000 – Questão 18
Um ônibus gastou 6 horas para ir da Ponte do Rio Grande até São Paulo, que ditam aproximadamente 420 km. Percorreu nas primeiras 3 horas, 220 km e, nas outras 3 horas seguintes, os 200 km restantes. É correto afirmar que velocidade média do ônibus foi de: a) 75 km / h. b) 65 km / h. c) 70 km / h. d) 80 km / h. e) 90 km / h.
UEL 2010 – Questão 49
Leia o texto a seguir: ...
ENEM 2001 – Questão 43
A refrigeração e o congelamento de alimentos são responsáveis por uma parte significativa do consumo de energia elétrica numa residência típica. Para diminuir as perdas térmicas de uma geladeira, podem ser tomados alguns cuidados...