UERJ (julho) 2007 – Questão 3

Linguagens / Português / Língua e Funções
Entre as folhas do verde O1
 
(...) O príncipe acordou contente. Era dia de caçada. Os cachorros latiam no pátio do castelo. (...)
Lá embaixo parecia uma festa. (...) Brilhavam os dentes abertos em risadas, as armas, as trompas que deram o sinal de partida.
Na floresta também ouviram a trompa e o alarido. (...) E  cada um se escondeu como pôde. Só a moça não se escondeu. Acordou com o som da tropa, e estava debruçada no regato quando os caçadores chegaram.
Foi assim que o príncipe a viu. Metade mulher, metade corça, bebendo no regato. A mulher tão linda. A corça tão ágil. A mulher ele queria amar, a corça ele queria matar. Se chegasse perto será que ela fugia? Mexeu num galho, ela levantou a cabeça ouvindo. Então o príncipe botou a flecha no arco, retesou a corda, atirou bem na pata direita. E quando a corça-mulher dobrou os joelhos tentando arrancar a flecha, ele correu e a segurou, chamando homens e cães.
Levaram a corça para o castelo. Veio o médico, trataram do ferimento. Puseram a corça num quarto de porta trancada.
Todos os dias o príncipe ia visitá-la. Só ele tinha a chave. E cada vez se apaixonava mais. Mas corça-mulher só falava a língua da floresta e o príncipe só sabia ouvir a língua do palácio.
Então ficavam horas se olhando calados, com tanta coisa para dizer.
Ele queria dizer que a amava tanto, que queria casar com ela e tê-la para sempre no castelo, que a cobriria de roupas e joias, que chamaria o melhor feiticeiro do reino para fazê-la virar toda mulher.
Ela queria dizer que o amava tanto, que queria casar com ele e levá-lo para a floresta, que lhe ensinaria a gostar dos pássaros e das flores e que pediria à Rainha das Corças para dar-lhe quatro patas ágeis e um belo pelo castanho.
Mas o príncipe tinha a chave da porta. E ela não tinha o segredo da palavra.
(...) E no dia em que a primeira lágrima rolou dos olhos dela, o príncipe pensou ter entendido e mandou chamar o feiticeiro. Quando a corça acordou, já não era mais corça. Duas pernas só e compridas, um corpo branco. Tentou levantar, não conseguiu. O príncipe lhe deu a mão. Vieram as costureiras e a cobriram de roupas. Vieram os joalheiros e a cobriram de joias. (...) Só não tinha a palavra. E o desejo de ser mulher.
Sete dias ela levou para aprender sete passos. E na manhã do oitavo dia, quando acordou e viu a porta aberta, juntou sete passos e mais sete, atravessou o corredor, desceu a escada, cruzou o pátio e correu para a floresta à procura da sua Rainha.
O sol ainda brilhava quando a corça saiu da floresta, só corça, não mais mulher. E se pôs a pastar sob as janelas do palácio.
(COLASANTI, Marina. Uma idéia toda azul. São Paulo: Global, 1999.)
1 Título retirado de um verso de uma canção popular da Idade Média.

 
Em um texto, existem estruturas que, iniciadas por conectivos, têm a função de qualificar termos anteriores.
Um exemplo dessas estruturas está sublinhado em:
a) “Puseram a corça num quarto de porta trancada.”
b) “que lhe ensinaria a gostar dos pássaros e das flores”
c) “E no dia em que a primeira lágrima rolou dos olhos dela,”
d) “e correu para a floresta à procura da sua Rainha.”

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2021 – Questão 45
O ácido iodídrico, utilizado na higienização de instrumentos médicos, dentre outras aplicações, é produzido a partir da seguinte reação química: Em um processo de produção industrial, ao adicionar 254 kg de I2 e 80 kg de N2 H4 , verifica-se o consumo completo do reagente limitante. A massa de reagente em excesso, que não foi consumida, em quilogramas, tem valor igual a: a) 16 b) 32 c) 64 d) 72
UERJ 2018 – Questão 8
A simetria também é observada na estrutura corporal dos animais, influenciando, por exemplo, a distribuição interna dos órgãos. Uma característica associada à simetria bilateral, presente em todos os animais com esse padrão corporal, é: a) grande cefalização. b) organização metamérica. c) sistema circulatório aberto. d) sistema digestório incompleto.
UERJ 2006 – Questão 5
A crônica de Carlos Heitor Cony é uma crítica à hierarquia econômico-social que prevalece em nossa sociedade. ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2024 – Questão 24
Mas, afinal: o corretor ortográfico ajuda ou atrapalha? ...
UERJ 2019 – Questão 27
The global health community has largely come to realize that public health preparedness is crucial(ref.14) Another word from the text that may replace the underlined one above without significant change in meaning is: a) widely (ref.5) b) effectively(ref.7) c) particularly (ref.11) d) similarly (ref.13)