UERJ 2009 – Questão 54

Ciências Humanas / História / A República da Espada / O Governo Provisório (1889 - 1891)
O olhar agudo de Machado de Assis capta de forma natural as alterações da dinâmica social – alterações que culminariam na abolição da escravidão, em 1888, e na proclamação da República, no ano seguinte. Um dos melhores retratos que Machado faz daquele momento está nesta página de Esaú e Jacó:
“A capital oferecia ainda aos recém-chegados um espetáculo magnífico. (...) Cascatas de idéias de invenções, de concessões rolavam todos os dias, sonoras e vistosas, para se fazerem contos de réis, centenas de contos, milhares, milhares de milhares, milhares de milhares de milhares de contos de réis.
Todos os papéis, aliás ações, saíam frescos e eternos do prelo. (...) Nasciam as ações a preço alto, mais numerosas que as antigas crias da escravidão, e com dividendos infinitos.”
LUCIANO TRIGO 
Adaptado de O viajante imóvel – Machado de Assis e o Rio de Janeiro de seu tempo. Rio de Janeiro: Record, 2001.
 
A denominação da ação econômica empreendida no momento histórico retratado por Machado de Assis e duas de suas principais conseqüências estão corretamente apresentadas na seguinte  alternativa:
a) Encilhamento – inflação e falência de empresas
b) Funding-loan – industrialização e desvalorização da moeda
c) Tarifas Alves Branco – urbanização e concentração de renda
d) Convênio de Taubaté – endividamento e especulação financeira
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Quí, Mat e His 2007 – Questão 28
O comércio da Bahia é muito ativo; esta cidade serve de entreposto para os produtos do sertão, que por ela se exportam para as diversas partes do mundo; motivo pelo qual se encontram em seu porto navios de todas as nacionalidades. (...) Os...
UERJ 2010 – Questão 3
Claro, ao abrirmos a possibilidade de que vida extraterrestre inteligente exista, ...
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 19
DEBRET, J. B.; SOUZA, L.M. (Org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa, V.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. ...
UERJ 2012 – Questão 32
Em um reator nuclear, a energia liberada na fissão de 1 g de urânio é utilizada para evaporar a quantidade de 3,6 x 104 kg de água a 227 oC e sob 30 atm, necessária para movimentar uma turbina geradora de energia elétrica. Admita que o vapor d’água apresenta comportamento de gás ideal. O volume de vapor d’água, em litros, gerado a partir da fissão de 1 g de urânio, corresponde a: a) 1,32 x 105 b) 2,67 x 106 c) 3,24 x 107 d) 7,42 x 108
UERJ 2008 – Questão 12
Ao longo da narrativa, cria-se um jogo entre os diferentes significados da palavra "esperança". Com esse jogo, produz-se um efeito de duplo sentido no seguinte fragmento: a) “Uma esperança entrou em meu quarto.” (ref.1) b) “Começo a brincar com a palavra esperança.” (ref.2) c) “‘Esperança em quê?’” (ref.4) d) “De quando em quando, antigamente, achávamos uma ‘esperança’ parecida com o pedaço de uma folha de árvore.” (ref.6)