UFABC 2008 – Questão 32

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Jorge Amado
Folhetim de hoje
Pela fazenda ia um movimento fora do comum. Os trabalhadores partiam todas as manhãs para as roças, a colher cacau, outros pisavam cacau mole nos cochos ou dançavam sobre o cacau seco nas barcaças, cantando suas tristes canções.
           “Vida de negro é difícil
             É difícil como quê...”
Lamentos que o vento levava, gemidos sob o sol nas roças de cacau, no trabalho da manhã à noite:
            “Eu quero morrer de noite
             Bem longe, numa tocaia ...
             Eu quero morrer de açoite
             Dos bordados da sua saia ...”
Os trabalhadores gemiam seus cantos nos dias de trabalho, seus cantos de servidão e de amor impossível, mas, ao mesmo tempo, se reunia na fazenda uma outra população. Parecidos com os trabalhadores no físico e na rudeza da voz, na maneira de falar e no modo de se vestir, esses homens que chegavam diariamente à fazenda (...) eram os jagunços que vinham (...).
(Jorge Amado, Terras do sem-fim)
 
É correto afirmar que a obra de Jorge Amado é de cunho essencialmente:
a) memorialista, recriando os ambientes de sua infância, na Bahia, e a história de suas tradições familiares.
b) idealizante, projetando realidades, personagens e destinos tomados como modelos de existência.
c) regionalista, compondo retratos da sociedade baiana, em romances de denúncia social ou de costumes.
d) intimista, representando as tensões entre espírito e carne, para negar valores degradados do homem contemporâneo.
e) moralizante, valendo-se da descrição de tipos socialmente marginalizados, para pregar a adoção de novas atitudes estéticas.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 43
Poemas como “I – Juca Pirama”, “Canto do Piaga” e “Marabá” são representativos de certo momento da Literatura Brasileira. Trata-se: a) Da poesia épica árcade; b) Da primeira geração romântica; c) Da terceira geração romântica d) Da primeira geração modernista; e) Da segunda geração romântica.
UERJ 2012 – Questão 8
Mas temos esses pequenos oásis − os poemas − contaminando o deserto da referencialidade. (ref.9) Na frase acima, o emprego das palavras “oásis” e “deserto” configura uma superposição de figuras de linguagem, recurso frequente em textos artísticos. As figuras de linguagem superpostas na frase são: a) metáfora e antítese. b) ironia e metonímia. c) elipse e comparação. d) personificação e hipérbole.
UFABC 2006 - 2007 – Questão 48
Considere a figura para responder à questão. ...
FGV Economia 2011 – Questão 122
Sabe-se que, na frase, vocativo é um termo independente, pelo qual se interpela o leitor ou o ouvinte. Na tira de Laerte, é possível atribuir ao vocativo, de que se valem pai e filho, a função adicional de ...
UFABC 2008 – Questão 33
Para responder a esta questão, considere os versos: Eu quero morrer de noite Bem longe, numa tocaia... Eu quero morrer de açoite Dos bordados da sua saia... Jorge Amado, Terras do sem-fim Os trechos destacados exprimem, respectivamente, circunstâncias de: a) meio / lugar / modo b) modo / lugar / meio c) tempo / modo / tempo d) modo / modo / meio e) tempo / lugar / meio