UFABC 2009 – Questão 57

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Propriedades Gerais, Funcionais e Específicas
Falta produção nacional
  Estudo recente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estima que o Brasil consumirá 30,6 milhões de toneladas de fertilizantes em 2016. Desse total, cerca de 21,3 milhões de toneladas serão importadas. Soja, milho, cana-de-açúcar e café são as culturas que mais utilizam fertilizantes no Brasil. Entre os estados, Mato Grosso é o maior consumidor, com cerca de 16,5% da demanda nacional, seguido de São Paulo (15,6%), Paraná (14,1%), Minas Gerais (12,3%), Rio Grande do Sul (11,3%), Goiás (9,0%) e Bahia (6,3%).
  No ano passado, o Brasil consumiu cerca de 24,5 milhões de toneladas de fertilizantes. A produção nacional foi de apenas 9 milhões de toneladas. Além disso, o País produz apenas 10% do potássio que consome. Sergipe é o único estado produtor desse mineral. “O fosfato é um mineral abundante no Brasil, mas há mais de dez anos não são concedidas licenças de lavra para sua exploração”, destaca o agrônomo Ali Saah, da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), do MAPA.
  A pesquisa do MAPA chama a atenção para o aumento de preços das matérias-primas básicas para a produção de fertilizantes, como uréia, sulfato de amônio, cloreto de potássio e superfosfato simples. De acordo com o estudo, os reajustes nos preços de importação de cloreto de potássio e de sulfato de amônio foram de 80% no ano passado e os valores dos superfosfatos simples chegaram a 95%.
(Revista Bradesco Rural. Ano II, n.º 17, abr 2008. Adaptado)
 Em Rosário do Catete, SE, está localizado o complexo industrial Taquari–Vassouras, que reúne uma mina subterrânea e uma usina de beneficiamento, e é o único produtor de cloreto de potássio, substância utilizada na produção de fertilizantes, no Brasil.
Sobre o cloreto de potássio, foi dito que ele é
I. um composto iônico;
II. um sal inorgânico;
III. uma substância simples.
Está correto o que se afirma somente em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 9
(PUCCamp-SP) Na pilha de mercúrio utilizada em relógios digitais, calculadoras e aparelhos de surdez ocorrem reações que podem ser simplificadamente representadas por: Zn + HgO + H2O → Hg + Zn(OH)2 ou Zn + Hg+2 → Hg + Zn+2 Nessa reação há: a) redução do zinco. b) oxidação do zinco. c) redução da água. d) oxidação da água. e) oxidação do mercúrio
Base dudow 2000 – Questão 47
A glicose, importante açúcar na alimentação de muitos seres vivos, possui fórmula igual a C6H12O6. Sobre a glicose é possível afirmar que: a) é uma substância simples. b) possui 24 elementos químicos. c) possui três átomos. d) é uma mistura de três elementos químicos. e) é uma substância pura composta, formada por três elementos químicos.
UFSCar - Quí, Mat e His 2007 – Questão 9
O aroma e o sabor da maçã se devem a várias substâncias químicas diferentes. Na fabricação de balas e gomas de mascar com “sabor de maçã”, os químicos tentam imitar o aroma e sabor desses compostos. Uma das substâncias utilizadas para...
UFABC 2008 – Questão 1
Durante uma prova de longa distância (maratona), um atleta se movimenta com velocidade constante. Sabendo-se que no instante zero ele passou pelo 1º posto de observação, localizado no km 20, e 40 minutos depois passou pelo 2º posto de observação, localizado no km 34, pode-se afirmar que a velocidade desse atleta no trecho compreendido entre os dois postos de observação foi de a) 14 km/h. b) 16 km/h. c) 17 km/h. d) 19 km/h. e) 21 km/h.
FGV Economia 2010 – Questão 109
A solução indicada pelo ponto A e o tipo de dissolução do dicromato de potássio são denominadas, respectivamente, a) insaturada e endotérmica. b) insaturada e exotérmica. c) saturada e endotérmica. d) supersaturada e endotérmica. e) supersaturada e exotérmica.