UFPR 2015 – Questão 50

Ciências Humanas / História
A realização da Copa do Mundo no Brasil reacendeu o debate sobre os usos políticos do futebol. Sobre as relações históricas entre política e futebol, considere as afirmativa s abaixo:
1. Durante o governo de Jânio Quadros (1961), o futebol era um esporte mais praticado pelas elites, e por isso os
negros foram proibidos de compor a seleção brasileira de futebol.
2. No primeiro governo Vargas (1930-1945), durante a Segunda Guerra Mundial, houve a proibição de times fundados por imigrantes adotarem nomes estrangeiros, como os dois Palestra Itália–o paulista, que virou Palmeiras, e o mineiro, que virou Cruzeiro.
3. O governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas, além de constituir em 1971 o Campeonato Brasileiro, dentro da política de integração nacional, com o objetivo de envolver o maior número de estados.
4. Com a redemocratização, o futebol continua visado pelo poder político, porém há uma distância maior entre
política e futebol, em comparação a períodos anteriores.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2021 – Questão 50
No diálogo Hípias Maior, de Platão, Sócrates declara: “Recentemente, alguém me pôs em grande apuro, numa discussão em que eu rejeitava determinadas coisas como feias e elogiava outras por serem belas, havendo me perguntado em tom...
UFPR 2018 – Questão 35
Uma certa espécie química A, quando em solução, reage rapidamente com oxigênio molecular dissolvido e é degradada por de. A velocidade dessa reação segue a lei da velocidade v =K[A]. O gráfico que representa de forma adequada a relação entre a concentração da espécie A em solução com o decorrer da reação é: a) b) c) d) e)
UFPR 2012 – Questão 2
Numa série de testes para comprovar a eficiência de um novo medicamento, constatou-se que apenas 10% dessa droga permanecem no organismo seis horas após a dose ser ministrada. Se um indivíduo tomar uma dose 250 mg desse medicamento a cada seis horas, que quantidade da droga estará presente em seu organismo logo após ele tomar a quarta dose? a) 275 mg. b) 275,25 mg. c) 277,75 mg. d) 285 mg. e) 285,55 mg.
FUVEST (1ºDia) 1998 – Questão 22
Nas últimas décadas do século II a.C., os irmãos Tibério e Caio Graco propuseram um extenso programa de reformas políticas e sociais na cidade de Roma. O principal objetivo das reformas era ...
UNESP 2017 – Questão 38
Na passagem dos anos 1920 para a década seguinte, a política de valorização do café no Brasil ...