UFPR 2020 – Questão 78

Ciências Humanas / Geografia
Considere o seguinte excerto do texto intitulado Adolescência em Samoa, da antropóloga Margaret Mead:
Nas partes mais remotas do mundo, sob condições históricas muito diferentes daquelas que fizeram Grécia e Roma florescer e declinar, grupos de seres humanos desenvolveram padrões de vida tão diferentes dos nossos que não podemos arriscar a conjectura de que iriam chegar algum dia às nossas próprias soluções. Cada povo primitivo escolheu um conjunto de valores humanos e moldou para si mesmo uma arte, uma organização social, uma religião, que são sua contribuição singular para a história do espírito humano. Samoa é apenas um desses padrões diversos e graciosos, mas, assim como viajante que um dia se afastou de casa é mais sábio que o homem que nunca foi além da soleira da própria porta, o conhecimento de outra cultura deveria aguçar nossa capacidade de esquadrinhar com mais sobriedade, de apreciar mais amorosamente, a nossa própria cultura.
(MEAD, Margaret. Adolescência em Samoa.
In: CASTRO, Celso (org.).
Cultura e personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir.Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 28.)

A partir dessa consideração feita pela autora, é correto afirmar:
a) A antropologia demonstra que as práticas culturais da ilha de Samoa, situada no Pacífico Sul, foram imprescindíveis na composição dos valores e da visão de mundo que orientou a formação das sociedades grega e romana.
b) Uma cultura não ocidental será de extrema importância para os estudos antropológicos, pelo fato de o isolamento geográfico permitir ao antropólogo o despojamento de seus referenciais e, por conseguinte, produzir uma ciência neutra, sem viés ideológico.
c) O estudo de nossa própria cultura está estreitamente vinculado aos padrões de sociabilidade das comunidades nativas aborígenes, daí a importância dos habitantes da ilha de Samoa para os estudos antropológicos no Ocidente.
d) Samoa constituiu um padrão importante de dinâmica social, e considerá-lo nas análises antropológicas é constatar que a etnografia precisa ser aprimorada, a fim de que a história das sociedades primitivas não seja relegada ao esquecimento com o avanço da civilização.
e) Observar as práticas culturais e todo o sistema de valores de uma sociedade que estruturalmente diferencia-se dos padrões referenciais de quem observa permite não só compreender as dinâmicas sociais dos grupos observados como também refletir sobre as categorias de análise que possibilitam a mesma observação.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2015 – Questão 43
Os drones são veículos aéreos não tripulados, controlados remotamente e que podem possuir diferentes características e usos. Com a tecnologia atual, os drones têm sido utilizados para a) confeccionar mapas de relevo submarino. b) alterar a movimentação de correntes marítimas. c) detectar reservas de petróleo em áreas do pré-sal. d) prever a ocorrência de tsunamis e abalos sísmicos. e) lançar artefatos bélicos em alvos pré-determinados.
Base dudow 2000 – Questão 14
A utilização agrícola nas áreas de encosta de serras requer que o plantio seja efetuado em curvas de nível e terraceamento. ...
UFPR 2016 – Questão 41
A interiorização do povoamento [do Brasil] foi devida, de um lado, à mineração e, de outro, à criação de gado nas fazendas. A exploração dos diamantes e do ouro foi responsável pela existência de inúmeros núcleos de vida urbanos no...
UFPR 2018 – Questão 68
Considere o texto e o gráfico abaixo. ...
FAMEMA 2021 – Questão 23
John O. Ayoade. Introdução à climatologia para os trópicos, 2011) O fenômeno representado na imagem é a) atenuado com o movimento de ascendência do ar. b) intensificado ao se aproximar das zonas polares. c) formado em uma área de baixa pressão atmosférica. d) enfraquecido quando se movimenta em superfícies aquáticas quentes. e) caracterizado por um vórtice de pequena extensão horizontal.