UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 4

Linguagens / Português / Coesão e Coerência / Coesão Textual
O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se você acredita de fato em alguma forma de existência post mortem determinada pelo que fizermos em vida, então todo cuidado é pouco: os juros prospectivos são infinitos. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz na vida mortal sem pôr em risco as incomensuráveis graças do porvir. Se você acredita, ao contrário, que a morte é o fim definitivo de tudo, então o valor do intervalo finito de duração indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela é tudo o que nos resta, e o único desafio é fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se você duvida de qualquer conclusão humana sobre o após-a-morte e sua relação com a vida terrena, então você contesta o dogmatismo das crenças estabelecidas, não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hipótese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos é dado para sempre. 
Eduardo Giannetti, O valor do amanhã, p. 123
A alternativa em que todas as palavras grifadas são responsáveis pela coesão do texto é:
a) esperar dele, graças do porvir, ela é tudo o que nos resta.
b) esperar dele, que se é capaz, se você acredita.
c) o desafio é, graças do porvir, que a morte é o fim.
d) o valor do futuro, forma de existência, todo cuidado é pouco.
e) as incomensuráveis graças, ao contrário, valor do intervalo.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 38
Relatos de viagem: nas curvas da Nacional 222, ...
Base dudow 2000 – Questão 12
Nos dois textos percebe-se a) divisão métrica irregular. b) intertextualidade denominada paródia. c) composição lírica em terceira pessoa. d) construção poética como espaço utópico. e) bucolismo.
UFABC 2006 - 2007 – Questão 74
Na frase Não é esse tipo de igualdade que nós queremos, o trecho em negrito remete a uma informação implícita, que é: ...
UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 9
A frase — Nenhum, pela minha parte, ficam trabalhando de graça. — pode ser reescrita, sem mudança de sentido, da seguinte maneira: a) nenhum, com a minha parte, fica trabalhando de graça. b) nenhum pagamento da minha parte, ficam trabalhando de graça. c) nenhum, pela minha parte fica trabalhando de graça. d) nenhum deles, pela minha parte, fica trabalhando de graça. e) nenhum pagamento, pela minha parte, ficam trabalhando de graça.
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 10
Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas graficamente pelas mesmas regras por que estão acentuadas, respectivamente, em: chalé, céu, existência. a) atrás, dói, próprio. b) três, pôde, evidência. c) Jaú, caráter, máscara. d) pré-requisitos, ruína, vários. e) fé, mídia, competência.