UNESP (julho) 2006 – Questão 20

Ciências da Natureza / Biologia / Evolução / Adaptação no contexto da Evolução
Algumas espécies de aves e de mamíferos de climas temperados trocam a plumagem ou a pelagem de acordo com as estações do ano (variações sazonais). No verão, possuem cores escuras, que os confundem com a vegetação e, no inverno, tornam-se claros, ficando pouco visíveis sobre a neve. Essa alternância de fenótipos pode ser atribuída a:
a) mutações cíclicas que alteram o fenótipo dos indivíduos, tornando-os mais adaptados ao ambiente.
b) uso e desuso de órgãos e estruturas, que se alteram geneticamente e são transmitidos à próxima geração.
c) maior freqüência de indivíduos claros durante o inverno, uma vez que os indivíduos escuros são mais facilmente predados e diminuem em quantidade.
d) aclimatação fisiológica dos organismos a diferentes condições ambientais.
e) recombinação do material genético da geração de inverno, originando os genótipos para coloração escura nos indivíduos da geração de verão.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2009 – Questão 39
Sabe-se que em um Movimento Harmônico Simples (MHS), a aceleração relaciona-se com o tempo, de acordo com a seguinte função: ...
UNESP 2008 – Questão 19
Observe as figuras. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 42
(...) ...
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 39
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal seria que 5% da população doasse sangue pelo menos uma vez por ano. No Brasil, esta taxa é de apenas 2% (cerca de 3 milhões de pessoas). Há critérios que permitem ou que impedem...
FUVEST 2016 – Questão 38
No heredograma a seguir, a menina II-1 tem uma doença determinada pela homozigose quanto a um alelo mutante de gene localizado num autossomo. A probabilidade de que seu irmão II-2, clinicamente normal, possua esse alelo mutante é a) 0. b) 1/4. c) 1/3. d) 1/2. e) 2/3.