UNESP (julho) 2008 – Questão 55

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / As Bandeiras
Observe a tabela a seguir.
 
PROPRIETÁRIOS E ÍNDIOS, REGIÃO DE SÃO PAULO, 1600-1729, SEGUNDO OS INVENTÁRIOS DE BENS
(John Manuel Monteiro, Negros da terra.)
 
Os dados da tabela permitem concluir que
a) com o início do tráfico negreiro em meados do século XVI, não houve mais práticas de escravidão contra as populações indígenas.
b) a economia paulista, pautada pela pequena propriedade rural, raramente utilizou-se da mão-deobra compulsória, fosse dos índios ou dos africanos.
c) em São Paulo, ao contrário do resto da Colônia, a Igreja Católica concordava e patrocinava a escravização dos índios.
d) a efetiva escravização dos índios em São Paulo só ocorreu ao final do século XVIII, com as dificuldades do acesso à mão-de-obra africana.
e) apesar das restrições legais, a escravização dos índios continuou recorrente em São Paulo e teve o seu auge em meados do século XVII.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 80
A tradução mais apropriada para hot air, no texto, é a) conversa importante. b) papo-cabeça. c) assunto polêmico. d) assunto da moda. e) conversa fiada.
UNESP (julho) 2012 – Questão 14
Embora o artigo tenha por finalidade enfatizar a utilidade ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 26
Em áreas montanhosas, alguns padrões locais de ventos podem se desenvolver em função do aquecimento diferenciado entre a superfície próxima ao solo e a atmosfera a certa distância. ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 32
Nas duas últimas décadas, a ênfase na eliminação das barreiras nacionais visou, na maior parte das vezes, facilitar a livre circulação do capital. Como resultado dessa dinâmica, tem ocorrido em muitos países o alargamento da condição de...
UNESP (julho) 2007 – Questão 80
De acordo com o texto, é correto afirmar que ...