UNESP (julho) 2010 – Questão 38

Ciências Humanas / História / Regências / Revoltas Regenciais
Entre as várias rebeliões ocorridas no período regencial, destaca-se a chamada Guerra dos Farrapos, iniciada em 1835. O conflito
a) prosseguiu até a metade da década seguinte, quando o governo do Segundo Império aumentou os impostos de importação dos produtos bovinos argentinos e anistiou os revoltosos.
b) demonstra que as disputas comerciais entre Brasil e Argentina se iniciaram logo depois da independência e desde então se agravaram, até atingir a atual rivalidade entre os dois países.
c) permitiu a adoção de um regime federalista no Brasil, uma vez que as negociações entre o governo imperial e os rebeldes determinaram a autonomia política riograndense.
d) revela a impossibilidade de estabelecer relações políticas e diplomáticas na América Latina após a independência política e durante o período de formação dos estados nacionais.
e) impediu a continuação do período regencial e levou à aceitação de outra exigência dos participantes da revolta: a antecipação da maioridade do futuro imperador Pedro II.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 71
Diariamente podemos observar que reações químicas e fenômenos físicos implicam em variações de energia. Analise cada um dos seguintes processos, sob pressão atmosférica. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 53
Observe a figura. ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 60
Após análise dos dois textos, pode-se afirmar que: ...
ENEM 2006 – Questão 22
Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis: ...
UNESP (julho) 2012 – Questão 28
A cantora afirma que a) logo estará envolvida com outra pessoa. b) os homens a deixam muito estressada. c) sabia que tinha encontrado a pessoa certa. d) não tem capacidade para viver sozinha. e) vai chorar muito pelo fim do romance.