UNESP (julho) 2010 – Questão 57

Linguagens / Português EF / Semântica / Tipos Textuais
Texto 1
Agora que as paixões acalmaram, volto à proibição do fumo em ambientes fechados, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Incrível como esse tema ainda gera discussões acaloradas. Como é possível considerar a proibição de fumar nos lugares em que outras pessoas respiram uma afronta à liberdade individual? As evidências científicas de que o fumante passivo também fuma são tantas e tão contundentes que os defensores do direito de encher de fumaça restaurantes e demais espaços públicos só podem fazê-lo por duas razões: ignorância ou interesse financeiro. Sinceramente, não consigo imaginar terceira alternativa.
(Drauzio Varella. O fumo em lugares fechados. Folha de S.Paulo, 25.04.2009.)

Texto 2
Típico do espírito fascista é seu amor puritano pela “humanidade  correta” ao mesmo tempo em que detesta a diversidade promíscua dos seres humanos. Por isso sua vocação para ideia de “higiene científica e política da vida”: supressão de hábitos “irracionais”, criação de comportamentos “que agregam valor político, científico e social”. O imperativo “seja saudável” pode adoecer uma pessoa. Na democracia o fascismo pode ser invisível como um vírus. Quer um exemplo da contaminação? Votemos uma lei: mesmo em casa não se pode fumar. Afinal, como ficam os pulmões dos vizinhos? Que tal uma campanha nas escolas para as crianças denunciarem seus pais fumantes?
(Luis Felipe Pondé. O vírus fascista. Folha de S.Paulo, 22.09.2008.)
Confrontando o conteúdo dos dois textos, assinale a alternativa correta.
a) Para os dois autores, é correta a existência de uma lei que proíbe o fumo em lugares fechados, pois ambos baseiam-se em argumentos de natureza política e filosófica.
b) O primeiro texto ampara-se em argumentos científicos, e o segundo, em argumentos de natureza política e filosófica.
c) Para o autor do segundo texto, o fascismo é um fenômeno superado da história, e por isso incompatível com sociedades democráticas.
d) Para o autor do segundo texto, argumentos de base científica prevalecem sobre argumentos de base política e filosófica.
e) Os dois textos apresentam visões contrastantes sobre a proibição do fumo, sendo que ambos baseiam seus argumentos sob um ponto de vista científico.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2005 – Questão 54
Em cerimônias de posse presidenciais, como em casamentos, a lista de convidados diz tudo. Ontem, em Montevidéu, Tabaré Vázquez tomou posse como o primeiro presidente de esquerda em 180 anos de história do Uruguai. É um fato notável. Mas mais...
UNESP (julho) 2007 – Questão 60
Lula anuncia hoje pacote para acelerar o crescimento Após quase três meses de discussão, o governo federal anuncia hoje quais medidas serão adotadas para impulsionar o crescimento da economia. O PAC (Programa para Aceleração do Crescimento)...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 6
Um amor desse ...
Base dudow 2000 – Questão 19
Assinale o item cuja afirmativa está de acordo com o primeiro parágrafo do texto: ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 24
Disponível em: www.facebook.com/cnj.oficial. Acesso em: 20 jun. 2018. Essa campanha contra a sexualização infantil utiliza-se da articulação entre texto escrito e imagem para representar um(a) a) casal de crianças do sexo oposto. b) relação inocente entre duas crianças. c) horário do dia inapropriado para crianças. d) proximidade inadequada entre as crianças. e) espaço perigoso para crianças dessa idade