UNESP (julho) 2011 – Questão 35

Ciências Humanas / História / A Colonização Portuguesa / Capitanias Hereditárias
 
(Rodolfo Amoedo. O último tamoio, 1883. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.)

 
A tela de Rodolfo Amoedo mostra a morte de Aimberê, líder da Confederação dos Tamoios (1554-1567), revolta indígena contra a escravização. A pintura foi realizada mais de três séculos depois e pode ser entendida como um esforço de
a) representação do sacrifício de indígenas e do acolhimento e proteção que os religiosos teriam dado aos nativos durante o período colonial.
b) denúncia do genocídio indígena durante a fase colonial, responsabilizando a Igreja Católica por ter colaborado com a Coroa portuguesa.
c) construção de um passado heroico para o Brasil, associando o índio a um bom selvagem, corrompido posteriormente pela religião católica.
d) recuperação do período pré-cabralino e apontamento da necessidade de valorização das formas de solidariedade então existentes no Brasil.
e) exposição dos confrontos entre religiosos e índios, que foram constantes e violentos durante todo o período colonial.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 41
Considere um astronauta dentro de uma nave espacial em órbita da Terra. Pode-se afirmar que ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 77
As barragens em represas são projetadas para suportar grandes massas de água. Na situação representada na figura, temos uma barragem de largura 40 m, retendo uma massa de água de 30 m de profundidade. Conhecendo-se o comportamento da pressão...
UNESP (julho) 2012 – Questão 75
Enquanto estudava a natureza e as propriedades dos gases, um estudante anotou em seu caderno as seguintes observações sobre o comportamento de 1 litro de hidrogênio e 1 litro de argônio, armazenados na forma gasosa à mesma temperatura e...
UNIFESP 2005 – Questão 42
A descentralização industrial verificada nos últimos anos no Brasil gerou novos pólos automobilísticos no país, como em ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 64
Lindano, usado como um inseticida, tem composição percentual em massa de 24,78% de carbono, 2,08% de hidrogênio e 73,14% de cloro, e massa molar igual a 290,85 g.mol-1. Dadas as massas atômicas dos elementos: C = 12, H = 1 e Cl = 35,5, a fórmula molecular do lindano é a) C4H5Cl2. b) C5H7Cl6. c) C6H5Cl6. d) C6H6Cl2. e) C6H6Cl6.