UNESP s. port 2006 – Questão 50

Ciências Humanas / História / Revolução Industrial / A Evolução Técnica
Leia os dois textos seguintes.
 
No Ocidente Medieval, a unidade de trabalho é o dia [...] definido pela referência mutável ao tempo natural, do levantar ao pôr-do-sol.  [...]  O tempo do trabalho é o tempo de uma economia ainda dominada pelos ritmos agrários, sem pressas, sem preocupações de exatidão, sem inquietações de produtividade.
(Jacques Le Goff. O tempo de trabalho na ‘crise’ do século XIV.)
 
Na verdade não havia horas regulares: patrões e administradores faziam conosco o que queriam. Normalmente os relógios das fábricas eram adiantados pela manhã e atrasados à tarde e em lugar de serem instrumentos de medida do tempo eram utilizados para o engano e a opressão.
(Anônimo. Capítulos na vida de um menino operário de Dundee,
1887.)
 
Entre as razões para as diferentes organizações do tempo do trabalho, pode-se citar: 
a) a predominância no campo de uma relação próxima entre empregadores e assalariados, uma vez que as atividades agrárias eram regidas pelos ritmos da natureza.
b) o impacto do aparecimento dos relógios mecânicos, que permitiram racionalizar o dia de trabalho, que passa a ser calculado em horas no campo e na cidade.
c) as mudanças trazidas pela organização industrial da produção, que originou uma nova disciplina e percepção do tempo, regida pela lógica da produtividade.
d) o conflito entre a Igreja Católica, que condenava os lucros obtidos a partir da exploração do trabalhador, e os industriais, que aumentavam as jornadas. 
e) a luta entre a nobreza, que defendia os direitos dos camponeses sobre as terras, e a burguesia, que defendia o êxodo rural e a industrialização.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 22
A sociedade pós-industrial modifica o mercado de trabalho. ...
UNESP s. port 2007 – Questão 57
O trabalho é incessante. Aqui uma chusma [grupo] de pretos, seminus, cada qual levando à cabeça seu saco de café, e conduzidos à frente por um que dança e canta ao ritmo do chocalho ou batendo dois ferros um contra o outro, na cadência de...
UERJ 2009 – Questão 60
...
ENEM 2007 – Questão 58
Se comparado com o uso do milho como matéria-prima na obtenção do etanol, o uso da cana-de-açúcar é ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 28
O processo de transformação da matéria-prima em produto industrializado apresentou, em linhas gerais, as seguintes etapas evolutivas: artesanato / manufatura / indústria /revolução técnico-científica. As principais características dessas...