UNESP s. port 2006 – Questão 56

Ciências Humanas / História / A Crise da Monarquia e o Advento da República / A Campanha Abolicionista
Cada vez mais se aproxima a completa extinção do trabalho escravo, sem que da parte dos [fazendeiros] haja o menor esforço em cuidar de sua substituição. [...] Por educação e por hábito do trabalho escravo, essencialmente barato, o fazendeiro, ensaiando o trabalho livre, quer reservar para si o mesmo lucro que teria, se trabalhasse com escravos; daí vem a dificuldade de bons colonos; é do baixo salário o desgosto e essas contínuas queixas que tão maleficamente têm influenciado no espírito europeu contra a emigração para o Brasil.
(Trecho do jornal A Província de São Paulo, 24 de abril de 1878.)
 
O autor do artigo:
 
a) defendia a adoção de medidas prejudiciais aos grandes proprietários de terra e a abolição imediata da mão-de-obra escrava.
b) argumentava que os salários elevados pagos na Europa impediam a transferência de trabalhadores brancos para o Brasil.
c) sustentava que o aumento do preço do escravo produziria uma alteração benéfica no comportamento dos plantadores paulistas.
d) entendia que a generalização do assalariamento exigiria mudanças de mentalidade e importação de mão-de obra.
e) propunha a transformação dos escravos em colonos livres, como solução para a instituição de novas formas de trabalho.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 27
Considerando as relações existentes entre o Humanismo e o Renascimento, pode-se afirmar CORRETAMENTE que: ...
ENEM 2002 – Questão 54
A tabela refere-se a um estudo realizado entre 1994 e 1999 sobre violência sexual com pessoas do sexo feminino no Brasil. ...
UNICAMP 2021 – Questão 61
“Pode-se dizer que o fascismo italiano foi a primeira ditadura de direita que dominou um país europeu: ele era uma colagem de diversas ideias políticas e filosóficas. É possível conceber um movimento totalitário que consiga juntar monarquia...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 70
TEXTO I Interseccionalidade: intercruzamento de desigualdades que gera padrões complexos de discriminação. Considerando o conceito apresentado no Texto I e os dados apresentados no Texto II, no Brasil, são fatores que intensificam o fenômeno da discriminação: a) Raça e gênero. b) Etnia e habitação. c) Idade e nupcialidade. d) Profissão e sexualidade. e) Escolaridade e fecundidade.
FATEC 2008 – Questão 5
O movimento denominado “Diretas já!”, que começou reunindo poucos milhares de pessoas nas principais cidades brasileiras, acabou ganhando a simpatia da maior parte da população do país e tomou proporções gigantescas. ...