UNESP 2005 – Questão 58

Ciências Humanas / História / A República Oligárquica / Rodrigues Alves
A remodelação estética do Brasil iniciada na música de Villa-Lobos, na escultura de Brecheret, na pintura de Di Cavalcanti, Anita Malfati, Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, e na jovem e ousada poesia, será a libertação da arte dos perigos que a ameaçam, do inoportuno arcadismo, do academismo e do provincialismo.
(Graça Aranha, 1922.)
 
Neste trecho, o autor
a) indica os limites da arte brasileira e menciona nominalmente seus expoentes.
b) defende a estética modernista, sem menosprezar a
contribuição do arcadismo.
c) expressa seu inconformismo com a arte nacional e
elogia o seu academismo.
d) celebra os artistas modernistas e destaca o caráter
renovador do movimento.
e) posiciona-se contra as inovações em curso e aponta
seu caráter provinciano.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2007 – Questão 2
O número de ligações telefônicas de uma empresa, mês a mês, no ano de 2005, pode ser representado pelo gráfico. Com base no gráfico, pode-se afirmar que a quantidade total de meses em que o número de ligações foi maior ou igual a 1 200 e menor ou igual a 1 300 é: a) 2. b) 4. c) 6. d) 7. e) 8.
UNESP 2005 – Questão 14
No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo. ...
UNESP 2015 – Questão 12
Indique a situação existencial de mendigos e cachorros de rua, implícita na tira, que leva a personagem a equipará-los. a) Livre-arbítrio. b) Malandragem. c) Conforto. d) Liberalidade. e) Abandono.
UNESP 2025 – Questão 46
Filtros com nanotecnologia facilitam acesso ...
UNESP 2011 – Questão 34
Artigo 5º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa. ...