UNESP 2008 – Questão 54

Ciências Humanas / História / A Guerra Fria e a Expansão do Bloco Socialista / Impacto na África
A crise que envolveu a nacionalização do canal de Suez pelo Egito conjugou questões políticas, econômicas e militares numa escala internacional. O coronel Gamal Abdel Nasser, governante egípcio, anunciou a nacionalização em julho de 1956, provocando ataques militares contra o Egito por Israel, Grã-Bretanha e França. Que condições históricas internacionais dos anos 50 permitiram a nacionalização do canal de Suez e o fracasso dos movimentos armados contra o Egito?
a) Os Estados Unidos da América iniciavam em 1956 sua escalada militar no Vietnã e o bloco comunista estava cindido pela crescente aproximação da China à política internacional das nações capitalistas.
b) Os países árabes ameaçavam suspender o fornecimento de petróleo para os Estados Unidos, caso as hostilidades militares não cessassem, e o movimento operário inglês era favorável à expansão do islamismo.
c) O desenlace da crise foi condicionado pela divisão internacional de forças entre as potências durante a guerra fria e pela expansão do nacionalismo nas regiões do Oriente Médio e do Norte da África.
d) O canal de Suez era pouco importante para a economia do capitalismo europeu e o governo egípcio era uma barreira à expansão do islamismo no Oriente Médio.
e) A Grã-Bretanha e a França, recém-saídas da segunda Guerra Mundial, estavam militarmente enfraquecidas e o Estado de Israel conseguiu estabelecer relações políticas pacíficas com os aliados árabes do Egito.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2010 – Questão 51
Independência ou morte Pedro Américo Essa tela foi produzida entre 1886 e 1888, momento de crise do Estado Imperial e de expansão do republicanismo. A imagem da independência do Brasil nela representada enfatiza uma memória desse acontecimento político entendido como: a) ação militar dos grupos populares b) fundação heroica do regime monárquico c) libertação patriótica pelos líderes brasileiros d) luta emancipadora face ao domínio estrangeiro
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 31
O processo de industrialização tardia verificado após a Segunda Guerra Mundial promoveua) uma divisão territorial do trabalho baseada na troca desigual de commodities.b) a reunião de líderes de países pobres contra o capital internacional.c) uma articulação produtiva entre núcleos de países centrais e de países pobres.d) a atuação decisiva de países periféricos no Conselho de Segurança da ONU.e) uma frente de países ricos que atuou pela libertação colonial dos povos.
UNESP (julho) 2011 – Questão 80
A diferença de pressão máxima que o pulmão de um ser humano pode gerar por inspiração é em torno de 0,1×105 Pa ou 0,1 atm. Assim, mesmo com a ajuda de um snorkel (respiradouro), um mergulhador não pode ultrapassar uma profundidade máxima,...
UNESP 2013 – Questão 54
Imagens de satélite comprovam aumento ...
UNESP 2014 – Questão 82
Duas ondas mecânicas transversais e idênticas, I e II, propagam-se em sentidos opostos por uma corda elástica tracionada. A figura I representa as deformações que a onda I, que se propaga para a direita, provocaria em um trecho da corda nos...