UNESP (julho) 2009 – Questão 57

Ciências Humanas / História / Regências / Revoltas Regenciais
Leia o texto.

Nunca se vai além da tomada do poder local (...) Quanto à população livre das camadas médias e inferiores, não atuaram sobre ela fatores capazes de lhe darem coesão social e possibilidades de uma eficiente atuação política (...) formavam antes um aglomerado de indivíduos (...).
Para compreendermos a ineficiência política das camadas inferiores da população brasileira, devemos nos lembrar que (...) nossa organização social, assente numa larga base escravista, não comportava uma estrutura política democrática e popular.
(Caio Prado Jr., Evolução política do Brasil e outros estudos)

A partir das ideias do autor, é possível afirmar que, nas rebeliões regenciais,
a) a atitude revolucionária e consistente das camadas médias e inferiores propiciou a vitória desses movimentos separatistas contra o governo centralizador de Feijó.
b) a disparidade de interesses e os programas inconsistentes das camadas médias e inferiores colaboraram para a derrota desses movimentos.
c) a liderança das camadas médias e inferiores, inclusive dos escravos, garantiu um caráter democrático e popular que permitiu a vitória contra as classes proprietárias.
d) os escravos, aliados às camadas médias e inferiores, criaram programas revolucionários de separatismo e de alteração social.
e) a liderança das camadas médias e inferiores, com programas consistentes, significou uma resistência organizada contra o absolutismo do Rio de Janeiro.
Esta questão recebeu 13 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 76
Uma característica da pólis é o cunho de plena publicidade dada às manifestações mais importantes da vida social. Pode-se mesmo dizer que a pólis existe apenas na medida em que se distinguiu um domínio público, nos dois sentidos diferentes,...
Base dudow 2000 – Questão 47
“Péricles, governante de Atenas no século V a.C., enaltecendo as glórias da democracia ateniense, declarou: “O poder está nas mãos não da minoria, mas de todo o povo, e todos são iguais perante a lei”. Na prática da vida política...
UNESP 2008 – Questão 34
Analise a tabela. ...
UNESP 2019 – Questão 24
De acordo com o primeiro parágrafo, a) há perspectivas de erradicar as epidemias nos próximos 40 anos. b) as epidemias assolaram principalmente os povos ancestrais nômades. c) as mutações que os germes sofrem geralmente atenuam a sua letalidade. d) doenças presentes em animais e aves podem se transformar em doenças humanas. e) as aves são as principais transmissoras de patógenos, devido à sua mobilidade.
UNESP 2010 – Questão 11
O soneto "Arte suprema" apresenta as características comuns da poesia parnasiana. Assinale a alternativa em que as características descritas se referem ao parnasianismo. ...