UNESP 2010 – Questão 61

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
 Leia a notícia. 
DENGUE TIPO 4 REAPARECE APÓS 25 ANOS
A dengue é causada por quatro tipos de vírus: DENV-1,  DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O tipo DENV-4 não era  encontrado no país desde 1982, mas exames de sangue  feitos em Manaus mostram que a dengue tipo 4 está de  volta ao país. Embora a infecção causada pelo DENV-4  não seja, por si só, muito agressiva, o retorno dela é,  ainda assim, uma má notícia para a saúde pública  brasileira. Isso porque aumenta a possibilidade de que as  pessoas desenvolvam a forma hemorrágica da  doença, muito mais letal.
(Notícia veiculada por diferentes agências, março de 2009.) 
Em razão do contido na notícia, pode-se afirmar que,  antes do reaparecimento do vírus DENV-4,
a) eram menores as possibilidades de as pessoas  desenvolverem a forma hemorrágica da doença, pois os  tipos virais, embora mais agressivos que o vírus  DENV-4, raramente levavam ao quadro hemorrágico. Com o reaparecimento de uma quarta variante viral,  menos agressiva, porém letal, a questão da dengue no  Brasil agravou-se.
b) havia no Brasil apenas três tipos virais e,  portanto, eram três as diferentes possibilidades de uma  pessoa adquirir dengue. Com o reaparecimento de um  quarto tipo, a possibilidade de se adquirir dengue passou  a ser 25% maior. A dengue adquirida a partir de  qualquer um desses quatro tipos de vírus, se não tratada  pode evoluir para a forma hemorrágica da doença. 
c) havia no Brasil apenas três tipos virais e, portanto,  a possibilidade de as pessoas virem a adquirir a  dengue era menor. O reaparecimento do vírus  DENV-4 aumentou a possibilidade de as pessoas terem  um primeiro contato com qualquer uma das  variantes virais e, consequentemente, desenvolver a  dengue, que, se não tratada, pode evoluir para a forma  hemorrágica da doença.
d) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir  a desenvolver a forma hemorrágica da doença  se entrasse em contato com mais um dentre os dois  outros tipos virais. Com o reaparecimento de um quarto  tipo viral, aumenta a possibilidade de que esta pessoa  entre em contato com um tipo diferente e desenvolva  a forma hemorrágica da doença.
e) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir  a desenvolver a forma hemorrágica da doença  se entrasse novamente em contato com o tipo a partir  da qual desenvolveu a doença. Com o reaparecimento  de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de  que esta pessoa entre em contato com uma variante  de mesmo tipo e desenvolva a forma hemorrágica  da doença.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2017 – Questão 43
GRANDES MOVIMENTOS COMERCIAIS DE PETRÓLEO ...
ENEM 2002 – Questão 10
Nativas do Brasil, as várias espécies das plantas conhecidas como fava-d’anta têm lugar garantido no mercado mundial de produtos cosméticos e farmacêuticos. Elas praticamente não têm concorrentes, pois apenas uma outra planta chinesa produz...
UNESP 2008 – Questão 67
A queima dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo), assim como dos combustíveis renováveis (etanol, por exemplo), produz CO2 que é lançado na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e possível aquecimento global. Por qual motivo o...
UNESP s. port 2006 – Questão 2
No início de janeiro de 2004, Fábio montou uma página na internet sobre questões de vestibulares. No ano de 2004, houve 756 visitas à página. Supondo que o número de visitas à página, durante o ano, dobrou a cada bimestre, o número de visitas à página de Fábio no primeiro bimestre de 2004 foi a) 36. b) 24. c) 18. d) 16. e) 12.
UNESP 2016 – Questão 18
“Pobre velha casa da minha infância perdida! / Quem te diria que eu me desacolhesse tanto! / Que é do teu menino? Está maluco. / Que é de quem dormia sossegado sob o teu teto provinciano? / Está maluco. / Quem de quem fui? Está maluco. Hoje é quem eu sou.” (4.a estrofe) O tom predominante nesta estrofe é de a) indiferença. b) ingenuidade. c) incerteza. d) acolhimento. e) desamparo.