UNESP 2010 – Questão 81

Ciências da Natureza / Química / Cinética Química / Fatores que Influem na Velocidade das Reações
Considerando o papel do mármore na construção civil, é de suma importância conhecer a resistência desse material frente a desgastes provenientes de ataques de ácidos de uso doméstico. Em estudos de reatividade química, foram realizados testes sobre a dissolução do mármore (carbonato de cálcio) utilizando ácidos acético e clorídrico. As concentrações e os volumes utilizados dos ácidos em todos os experimentos foram iguais a 6 M e 15 mL, respectivamente, assim como a massa de mármore foi sempre igual a 1 g, variando-se a temperatura de reação e o estado de agregação do mármore, conforme a tabela a seguir:
 
 
Com relação aos experimentos, pode-se afirmar que
a) os experimentos 5 e 6 apresentam a mesma velocidade de dissolução do mármore porque a superfície de contato de um sólido não afeta a velocidade de uma reação química.
b) o experimento 1 ocorre mais lentamente que o 2 porque quanto maior for a temperatura, menor será a velocidade de uma reação química.
c) o experimento 1 ocorre mais rapidamente que o 4 porque a concentração de íons H+ em 1 é maior que no experimento 4.
d) o experimento 4 ocorre mais lentamente que o 5 porque quanto maior for a temperatura, menor será a probabilidade de ocorrer colisões efetivas entre os íons dos reagentes.
e) o experimento 3 ocorre mais lentamente que o 6 porque quanto maior for a concentração dos reagentes, maior será a velocidade de uma reação química.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2009 – Questão 3
Dividindo o polinômio P(x)=5x3+3x2+2x–4 pelo polinômio D(x), obtém-se o quociente Q(x)=5x+18 e o resto R(x)=51x–22. O valor de D(2) é: ...
UNESP 2015 – Questão 18
Assinale a alternativa em que a forma de tratamento se enquadra na segunda pessoa do singular. a) “Pior é o vosso caso...” b) “mas não vos aflijais,” c) “A bênção de Deus te cubra, filha!” d) “Sabeis que mais?” e) “Mas ouvi o resto.”
UNESP 2016 – Questão 66
O fluxo de seiva bruta nas plantas está diretamente associado à abertura e ao fechamento dos estômatos. O aumento do fluxo de seiva bruta ao longo do caule é favorecido por a) estômatos abertos e baixa intensidade luminosa. b) estômatos abertos e baixa quantidade de água no solo. c) estômatos fechados e alta concentração de glicose na folha. d) estômatos abertos e baixa concentração de CO2 na folha. e) estômatos fechados e alta concentração de O2 na folha.
FATEC 2016 – Questão 24
O éster acetato de etila é utilizado na indústria química ...
Base dudow 2000 – Questão 61
Na classificação periódica, a energia de ionização dos elementos químicos AUMENTA a) das extremidades para o centro, nos períodos. b) das extremidades para o centro, nas famílias. c) da direita para a esquerda, nos períodos. d) de cima para baixo, nas famílias. e) de baixo para cima, nas famílias.