UNESP 2011 – Questão 57

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Renata, 11, combinava com uma amiga viajar em julho para a Disney. Questionada pela mãe, que não sabia de excursão nenhuma, a menina pegou uma pasta com preços do pacote turístico e uma foto com os dizeres: “Se eu não for para a Disney vou ser um pateta”. A agência de turismo e a escola afirmam que não pretendiam constranger ninguém e que a placa do Pateta era apenas uma brincadeira. Para um promotor da área do consumidor, o caso ilustra bem os abusos na publicidade infantil. “Já temos problemas sérios de bullying nas escolas. Essa empresa está criando uma situação propícia para isso”.
 
(Folha de S.Paulo, 20.04.2010. Adaptado.)
 
Acerca dessa notícia, podemos afirmar que:
a) Em nossa sociedade, os campos da publicidade e da pedagogia são esferas separadas, não suscitando questões de natureza ética.
b) Para o promotor citado na reportagem, o caso em questão provoca problemas de natureza exclusivamente jurídica.
c) Uma das questões éticas envolvidas diz respeito à exposição precoce das crianças à manipulação do desejo, exercida pela publicidade.
d) O público-alvo dessa campanha publicitária constitui-se de indivíduos dotados de consciência autônoma.
e) Para o promotor citado na reportagem, o caso em questão não apresenta repercussões de natureza psicológica.
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM -1º Linguagens e Humanas 2024 – Questão 40
O festival folclórico de Parintins, no Amazonas, anunciou que o Boi Caprichoso levou, em 2018, seu 23º título — contra 31 do adversário Boi Garantido. Desde o fim do evento que não paro de cantar duas músicas que aprendi no Bumbódromo (arena...
UNESP 2012 – Questão 10
"Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é muito bom". O termo marqueteiro, presente nesta frase, foi formado em português por influência do inglês e tem como uma de suas acepções usuais: a) consumidor de mercado. b) construtor de marquises de lojas. c) investidor do mercado financeiro. d) profissional de marketing. e) empresário de supermercado.
UNESP (julho) 2014 – Questão 18
No último parágrafo, ao afirmar que é preciso repensar a didática, opina a autora que a) as bases da didática devem passar por um processo de análise e crítica. b) o aluno é capaz de aprender sozinho muito mais do que lhe ensinam. c) a didática deve ser completamente abandonada, por estar ultrapassada. d) o melhor método de ensino é aquele que se fundamenta na improvisação. e) é preciso criar técnicas mais eficazes para o aluno estudar em casa.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 3
Quanto aos sentidos que encerra, a frase — Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. — equivale a ...
Base dudow 2000 – Questão 29
Criador da literatura infantil. Criticado por seu agnosticismo, pois era influenciado pelo evolucionismo, positivismo e materialismo de fins do século passado. a) Monteiro Lobato b) Jorge de Lima c) Rui Barbosa d) José de Anchieta e) José Lins do Rego