UNESP 2012 – Questão 7

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
O fim do marketing
A empresa vende ao consumidor com a web não é mais assim
Com a internet se tornando onipresente, os Quatro Ps do marketing – produto, praça, preço e promoção – não funcionam mais. O paradigma era simples e unidirecional: as empresas vendem aos consumidores. Nós criamos produtos; fixamos preços; definimos os locais onde vendê-los; e fazemos anúncios. Nós controlamos a mensagem. A internet transforma todas essas atividades.
(...) Os produtos agora são customizados em massa, envolvem serviços e são marcados pelo conhecimento e os gostos dos consumidores. Por meio de comunidades online, os consumidores hoje participam do desenvolvimento do produto. Produtos estão se tornando experiências. Estão mortas as velhas concepções industriais na definição e marketing de produtos.
(...) Graças às vendas online e à nova dinâmica do mercado, os preços fixados pelo fornecedor estão sendo cada vez mais desafiados. Hoje questionamos até o conceito de “preço”, à medida que os consumidores ganham acesso a ferramentas que lhes permitem determinar quanto querem pagar. Os consumidores vão oferecer vários preços por um produto, dependendo de condições específicas. Compradores e vendedores trocam mais informações e o preço se torna fluido. Os mercados, e não as empresas, decidem sobre os preços de produtos e serviços.
(...) A empresa moderna compete em dois mundos: um físico (a praça, ou marketplace) e um mundo digital de informação (o espaço mercadológico, ou marketspace). As empresas não devem preocupar-se com a criação de um website vistoso, mas sim de uma grande comunidade online e com o capital de relacionamento. Corações, e não olhos, são o que conta. Dentro de uma década, a maioria dos produtos será vendida no espaço mercado-lógico. Uma nova fronteira de comércio é a marketface – a interface entre o marketplace e o marketspace.
(...) Publicidade, promoção, relações públicas etc. exploram “mensagens” unidirecionais, de um-para-muitos e de tamanho único, dirigidas a consumidores sem rosto e sem poder. As comunidades online perturbam drasticamente esse modelo. Os consumidores com frequência têm acesso a informações sobre os produtos, e o poder passa para o lado deles. São eles que controlam as regras do mercado, não você. Eles escolhem o meio e a mensagem. Em vez de receber mensagens enviadas por profissionais de relações públicas, eles criam a “opinião pública” online.
Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é muito bom.
D. Tapscott. O fim do marketing. INFO, S. Paulo, Ed. Abril, 2011, p. 22


 
"Publicidade, promoção, relações públicas etc. exploram “mensagens” unidirecionais, de um-para-muitos e de tamanho único, dirigidas a consumidores sem rosto e sem poder".
Nesta passagem do quinto parágrafo, ao empregar a expressão consumidores sem rosto e sem poder, o autor sugere que:
a) nas compras via internet, o consumidor é sempre anônimo.
b) no sistema de marketing tradicional, pensa-se nos consumidores como massa, e não como indivíduos personalizados.
c) a identidade e a opinião do consumidor não interessam a nenhum comerciante, mas apenas as vendas.
d) o anonimato é o princípio fundamental de todo tipo de comércio.
e) o poder do consumidor é proporcional ao dinheiro que possui.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 46
Um motorista prudente calibrou os pneus de seu automóvel, todos iguais, antes de partir para uma viagem de férias. Após dirigir por uma longa distância em um dia quente de verão, parou em um posto de gasolina. Supondo que o volume dos pneus do...
Base dudow 2000 – Questão 71
Sobre o texto “Passo no rumo certo”, é correto afirmar: ...
Base dudow 2000 – Questão 6
O poema é uma amostra fiel: a) da poesia social de Castro Alves; b) do lirismo ardente de Castro Alves; c) do temor do amor e do medo; d) do amor abstrato; e) do erotismo assexuado.
Base dudow 2000 – Questão 39
Escrita em 1ª pessoa; o eu poético é masculino e declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o ambiente palaciano, mostrando a mulher como uma figura idealizada, indicam cantiga de: a) amigo b) amor e amigo c) amor d) escárnio e) maldizer
UNESP 2014 – Questão 22
No texto, o termo greenwashing tem o sentido de a) convencimento de consumidores a darem preferência a produtos que não agridam a natureza. b) práticas de empresas que se colocam ficticiamente como protetoras do meio ambiente. c) adaptação dos produtos de uma empresa à legislação ambiental em vigor. d) contribuição para as ONGs que defendem a responsabilidade ambiental e social. e) incentivo à reutilização e à reciclagem de produtos, embalagens e serviços.