UNICAMP 2011 – Questão 35

Ciências Humanas / História / A Crise da Monarquia e o Advento da República / A Campanha Abolicionista
O primeiro recenseamento geral do Império foi realizado em 1872. Nos recenseamentos parciais anteriores, não se perguntava sobre a cor da população. O censo de 1872, ao inserir essa informação, indica uma mudança, orientada por um entendimento do conceito de raça que ancorava a cor em um suporte pretensamente mais rígido. Com a crise da escravidão e do regime monárquico, que levou ao enfraquecimento dos pilares da distinção social, a cor e a raça tornavam-se necessárias.
(Adaptado de Ivana Stolze Lima,  Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, p. 109, 121.)
A partir do enunciado, podemos concluir que há um uso político na maneira de classificar a população, já que 
a) o conceito de raça permitia classificar a população a partir de um critério mais objetivo do que a cor, garantindo mais exatidão nas informações, o que era
necessário em um momento de transição para um novo regime.
b) no final do Império, o enfraquecimento dos pilares da distinção social era causado pelo fim da escravidão. Nesse contexto, ao perguntar sobre a raça da população, o censo permitiria a elaboração de políticas públicas visando à inclusão social dos exescravos.
c) a introdução do conceito de raça no censo devia-se a uma concepção, cada vez mais difundida após 1870, que propunha a organização e o governo da sociedade a partir de critérios objetivos e científicos, o que levaria a uma maior igualdade social.
d) no final do Império, a associação entre a cor da pele e o conceito de raça criava um novo critério de exclusão social, capaz de substituir as formas de distinção que eram próprias da sociedade escravista e monárquica
em crise.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2009 – Questão 66
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ...
UNICAMP 2015 – Questão 31
Os astrônomos estimam que a estrela estaria situada a uma distância d = 9,0 x 1018m da Terra. Considerando um foguete que se desloca a uma velocidade v = 1,5 x 104m/s, o tempo de viagem do foguete da Terra até essa estrela seria de Dado: (1 ano = 3,0 x 107s)  a) 2.000 anos. b) 300.000 anos.  c) 6.000.000 anos.  d) 20.000.000 anos.
UNICAMP 2011 – Questão 18
No ar, a ruptura dielétrica ocorre para campos elétricos a partir de E = 3,0 . 106 V/m. Suponha que ocorra uma descarga elétrica entre a fita e o rolo para uma diferença de potencial V = 9 kV. Nessa situação, pode-se afirmar que a distância máxima entre a fita e o rolo vale a) 3 mm. b) 27 mm. c) 2 mm. d) 37 nm.
Base dudow 2000 – Questão 41
O mapa, a seguir, relaciona-se aos Estados Unidos. Ele está demonstrando: a) Os principais fornecedores de petróleo. b) Os parceiros membros da Apec. c) Os principais importadores de produtos norteamericanos. d) Países que assinaram o Protocolo de Kyoto. e) A origem dos imigrantes nos Estados Unidos.
PASUSP 2009 – Questão 46
O presidente João Goulart, após tentativas fracassadas para realizar reformas por meios democráticos, aliou-sea grupos de esquerda. No comício da Central do Brasil,em 13 de março de 1964, se comprometeu a dar início à reforma agrária –...