UNICAMP 2016 – Questão 21

Ciências Humanas / História
As revoluções de independência na América hispânica foram, ao mesmo tempo, um conflito militar, um processo de mudança política e uma rebelião popular.
(Rafael Rojas. Las repúblicas de aire.
Buenos Aires: Taurus. 2010, p. 11).
 
São características dos processos de independência nas ex-colônias espanholas na América:
a) o descontentamento com o domínio colonial e a agregação de grupos que expressavam a heterogeneidade étnica, regional, econômica e cultura do continente.
b) o caudilhismo, sob a liderança política criolla, e o discurso revolucionário de uma nova ordem política, que assegurou profundas transformações econômicas na América.
c) o uso dos princípios liberais de organização política republicana e a criação imediata de exércitos nacionais que lutaram contra as forças espanholas.
d) a participação de indígenas e camponeses, determinante para a consolidação do processo de independência em regiões como o México, e sua ausência nas ações comandadas por Bolívar.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 88
TEXTO I ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 81
O rapaz que pretende se casar não nasceu com esse imperativo. Ele foi insuflado pela sociedade, reforçado pelas incontáveis pressões de histórias de família, educação, moral, religião, dos meios de comunicação e da publicidade. Em outras...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 90
TEXTO I ...
UNICAMP 2013 – Questão 2
Alexandre von Humboldt (1769-1859) foi um cientista que analisou o processo das descobertas marítimas do século XVI, classificando-o como um avanço científico ímpar. A descoberta do Novo Mundo foi marcante porque os trabalhos realizados para...
FATEC 2018 – Questão 4
No mundo atual, permeado pela lógica capitalista, a capacidade de adaptação às demandas impostas pelo cenário vigente é de extrema importância para aqueles que se empenham em crescer no trabalho. Os trabalhadores precisam garantir sua...