UNICAMP 2019 – Questão 16

Linguagens / Literatura
Em 1961, o poeta António Gedeão publica o livro Máquina de Fogo. Um dos poemas é “Lágrima de Preta”. Musicado por José Niza, foi gravado por Adriano Correia de Oliveira, em 1970, e incluído no seu álbum “Cantaremos”. A canção foi censurada pelo governo português.
 
Lágrima de preta
Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
 
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.
 
Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.
 
Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.
 
Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é cos -
tume:
 
Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.
(António Gedeão,
Máquina de fogo. Coimbra:
Tipografia da Atlântida,1961, p. 187.)
 
Os versos anteriores articulam as linguagens literária e científica com questões de ordem ética e política. Considerando o contexto de produção e recepção de “Lágrima de Preta” (anos 1960 e 1970, em Portugal), o propósito artístico desse poema é
a) inadequado quanto à análise social, ao refutar que haja racismo e preconceito na sociedade, e incorreto no aspecto científico, ao descrever as propriedades  químicas de uma lágrima.
b) inadequado quanto à análise social, ao refutar a existência de racismo e preconceito na sociedade, mas correto no aspecto científico, ao descrever as propriedades químicas de uma lágrima.
c) pertinente quanto à análise social, ao registrar o racismo e a preconceito na sociedade, e correto no aspecto científico, ao descrever as propriedades químicas de uma lágrima.
d) pertinente quanto à análise social, ao registrar o preconceito e o racismo na sociedade, mas incorreto no aspecto científico, ao descrever as propriedades químicas de uma lágrima.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 42
O tratamento literário conferido à natureza ao longo do século XIX revela que, ...
Albert Einstein 2019 – Questão 6
No trecho do romance, o filho a) acusa o pai por tê-lo impedido de abandonar a casa. b) é censurado pelo pai por ter partido em busca de uma vida pródiga. c) discorda da opinião do pai de que o apetite é sagrado. d) repreende o pai por ter sacralizado o apetite. e) é repreendido pelo pai por não ter se empenhado o suficiente no trabalho.
UNICAMP 2024 – Questão 70
Netflix’s “Wednesday” draws many real-world parallels. It features unusual creatures (werewolves and psychics) collectively referred to as Outcasts, while they refer to non-supernatural humans as Normies. The Outcasts are stand-ins for anyone...
UFSM PS1 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 15
O estilo cultista também exige exercício mental para a compreensão do texto, como neste soneto de Gregório de Matos dedicado a sua futura esposa, Maria dos Povos: ...
FGV Administração 2010 – Questão 20
O romance do qual se extraiu o texto foi publicado na última década do século XIX, período em que a literatura brasileira, no seu conjunto, se caracterizou, tanto na prosa quanto na poesia, principalmente, a) pelo retorno ao misticismo. b) pela temática regionalista. c) pelo tradicionalismo linguístico. d) pela valorização do método científico. e) pelo ecletismo estilístico.