ELE SAIU DA FAIXA DE 600 PONTOS PARA 801 PONTOS EM 220 DIAS DE PREPARAÇÃO, ESTUDANDO POR QUESTÕES. VEJA O VÍDEO CLICANDO NO BOTÃO AO LADO.
Experimente Agora

UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 11

Linguagens / Literatura / Comparações - Obras, estilos, autores e outros / Diferentes escolas literárias
Jacinto e eu, José Fernandes, ambos nos encontramos e acamaradamos em Paris, nas escolas do Bairro Latino para onde me mandara meu bom tio Afonso Fernandes Lorena de Noronha e Sande, quando aqueles malvados me riscaram da universidade por eu ter esborrachado, numa tarde de procissão, na Sofia, a cara sórdida do Dr. Pais Pita.
Ora nesse tempo Jacinto concebera uma ideia... Este príncipe concebera a ideia de que o homem só é “superiormente feliz quando é superiormente civilizado”. E por homem civilizado o meu camarada entendia aquele que, robustecendo a sua força pensante com todas as noções adquiridas desde Aristóteles, e multiplicando a potência corporal dos seus órgãos com todos os mecanismos inventados desde Teramenes, criador da roda, se torna um magnífico Adão quase onipotente, quase onisciente, e apto portanto a recolher dentro de uma sociedade e nos limites do progresso (tal como ele se comportava em 1875) todos os gozos e todos os proventos que resultam de saber e de poder... Pelo menos assim Jacinto formulava copiosamente a sua ideia, quando conversávamos de fins e destinos humanos, sorvendo bocks poeirentos, sob o toldo das cervejarias filosóficas, no Boulevard Saint-Michel.
Este conceito de Jacinto impressionara os nossos camaradas de cenáculo, que tendo surgido para a vida intelectual, de 1866 a 1875, entre a Batalha de Sadowa e a Batalha de Sedan e ouvindo constantemente desde então, aos técnicos e aos filósofos, que fora a espingarda de agulha que vencera em Sadowa e fora o mestre-de-escola quem vencera em Sedan, estavam largamente preparados a acreditar que a felicidade dos indivíduos, como a das nações, se realiza pelo ilimitado desenvolvimento da mecânica e da erudição. Um desses moços mesmo, o nosso inventivo Jorge Carlande, reduzira a teoria de Jacinto, para lhe facilitar a circulação e lhe condensar o brilho, a uma forma algébrica:
Leia os versos de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa.
Eia comboios, eia pontes, eia hotéis à hora do jantar
Eia aparelhos de todas as espécies, férreos, brutos, mínimos,
Instrumentos de precisão, aparelhos de triturar, de cavar.
Engenhos, brocas, máquinas rotativas!
Eia! eia! eia!
A leitura dos versos, comparativamente ao texto de Eça de Queirós, permite afirmar que
Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 38
The Brazilian anti-AIDS program a) distributes free drugs to people who need treatment. b) is aggressive and discriminates sex workers. c) provides free condoms to all the population and adolescents. d) has been developed jointly with the International AIDS Society. e) is similar to the Kenya anti-AIDS program.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 32
No poema, a metáfora do espelho é um caminho para a reflexão sobre: ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 29
O esquecimento descrito pelo eu lírico: a) decorre do seu sentimento de perda e de saudade. b) é fruto dos seus sonhos, incompatíveis com a realidade. c) torna-o ciente de que sua agonia está por findar. d) traduz a esperança, pelo jogo de cores remetendo à claridade. e) mostra o amor como intenso e indesejável.
Base dudow 2000 – Questão 37
Leia o texto abaixo, referente a uma “receita” para se fazer um poema: ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 17
E fui mostrar ao ilustre hóspede [o governador do Estado] a serraria, o descaroçador e o estábulo. Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras e o banheiro carrapaticida. De repente supus que a escola poderia trazer a benevolência do...