UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 22

Linguagens / Literatura
  O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Com esse movimento, nota-se o despontar de uma poesia nova, que ressuscitava o culto do vago em substituição ao culto da forma e do descritivo.
(Massaud Moisés. A literatura portuguesa,
1994. Adaptado.)
 
Considerando esta breve caracterização, assinale a alternativa em que se verifica o trecho de um poema simbolista.
a) “É um velho paredão, todo gretado, Roto e negro, a que o tempo uma oferenda Deixou num cacto em flor ensanguentado E num pouco de musgo em cada fenda.”
b) “Erguido em negro mármor luzidio, Portas fechadas, num mistério enorme, Numa terra de reis, mudo e sombrio, Sono de lendas um palácio dorme.”
c) “Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado.”
d) “Sobre um trono de mármore sombrio, Num templo escuro e ermo e abandonado, Triste como o silêncio e inda mais frio, Um ídolo de gesso está sentado.”
e) “Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras...” 

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 44
Em relação à conclusão da pesquisa, o trecho do terceiro parágrafo do texto – They acknowledge, however, that an unknown factor could cause both hostility and poor lung function. – apresenta: a) uma ressalva. b) uma reformulação. c) uma avaliação. d) um pressuposto. e) uma certeza.
FGV 2019 – Questão 124
Com as passagens “lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas” e “buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidiça e instável”, entende-se, respectivamente, que ...
Base dudow 2000 – Questão 31
Identifique os versos cujos temas e estilos notabilizaram Castro Alves. ...
UNICAMP 2015 – Questão 72
Sobre A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, é correto afirmar: ...
FUVEST 2007 – Questão 43
“Não há hoje a menor razão para que desconheçamos a importância da parte indígena na população do Brasil; e menos ainda para que, apaixonados, [de]clamemos contra selvagens que por direito natural defendiam sua liberdade, independência e...