UNIP 2022 – Questão 25

Ciências Humanas / História
Nos anos da ditadura militar, entre 1964 e 1985, o Brasil sofreu ações a partir de Atos Institucionais que tinham, entre suas pretensões, reforçar o Executivo, suspender direitos políticos e cassar mandatos legislativos. Sobre o Ato Institucional nº 1, de 9 de abril de 1964, assinale a alternativa correta.
a) Criou exigências burocráticas que tornavam praticamente impossível a realização de greves e
paralisações legais.
b) O AI nº 1 criou as bases para a instalação dos Inquéritos Policial-Militares a que ficaram sujeitos os responsáveis pela prática de crime contra o Estado ou seu patrimônio e a ordem política e social ou por atos de guerra revolucionária.
c) O governo militar concentrou-se na comunidade de informações, nos órgãos de vigilância e repressão para cassar mandatos e atuar no expurgo do funcionalismo.
d) A junta militar criou a pena de banimento do território nacional, aplicável a todo brasileiro que se tornar inconveniente, nocivo ou perigoso à segurança nacional.
e) O AI nº 1 estabeleceu a pena de morte para os casos de guerra externa, psicológica adversa ou revolucionária ou subversiva.

Veja outras questões semelhantes:

FMABC 2019 – Questão 21
O processo político conhecido como Regresso, que teve lugar no período monárquico da História do Brasil, teve como resultado imediato ...
FUVEST 2015 – Questão 6
Se o açúcar do Brasil o tem dado a conhecer a todos os reinos e províncias da Europa, o tabaco o tem feito muito afamado em todos as quatro partes do mundo, em as quais hoje tanto se deseja e com tantas diligências e por qualquer via se procura....
UEL 2015 – Questão 22
Leia o texto a seguir. ...
UEL 2019 – Questão 44
Leia o texto a seguir. ...
FUVEST 2015 – Questão 7
Considerando-se o intervalo entre o contexto em que transcorre o enredo da obra Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e a época de sua publicação, é correto afirmar que a esse período corresponde o processo de ...