Base dudow 043 2000 – Questão 36

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Graciliano Ramos
“Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles. Sinhá Vitória esquentava-se. Fabiano ria (...)
Não sentia a espingarda, o saco, as pedras miúdas que lhe entravam nas alpercatas, o cheiro de carniças que empestavam o caminho. As palavras de sinhá Vitória encantavam-no. Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era. Repetia docilmente as palavras de Sinhá Vitória, as palavras que sinhá Vitória murmurava porque tinha confiança nele. E andavam para o sul, metidos naquele sonho.”
 
Trata-se de trecho de Vidas secas, de Graciliano Ramos, obra que se enquadra no que se convencionou denominar de Romance de 30, tendência que se define pelas características apresentadas a seguir, EXCETO:
a) A representação verossímil da realidade brasileira.
b) A análise psicológica das personagens.
c) O registro da linguagem regional.
d) A tipificação social.
e) A linearidade da estrutura narrativa

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2011 – Questão 25
Tanto por aquilo que narra quanto por seu modo de fazê-lo, o narrador do excerto revela-se um: a) exibicionista, que trata de levar vantagem o tempo todo. b) espírito de luz, já liberto dos interesses deste mundo. c) iluminista exacerbado, que estende o desejo de esclarecimento até o Além. d) membro de uma academia nacional de imortais, da qual foi o primeiro presidente. e) materialista desalmado, cujo objetivo principal é destruir a religião.
UERJ 2011 – Questão 11
tudo levaria a crer que essa questão está sendo resolvida. Será? ...
FGV Economia 2011 – Questão 125
Sobre os diminutivos presentes no texto, é correto afirmar que ...
UERJ 2011 – Questão 2
Ao dizer que o pinheiro era artificial “mas parecia de verdade”, a narrativa realça um estado que define a personagem. Isto ajuda o leitor a compreender o fingimento da personagem em relação à: a) existência de suas amigas b) consciência de sua beleza c) presença de várias pessoas d) exposição de alguma intimidade
Base dudow 2000 – Questão 25
Sobre Fernando Pessoa, assinale a proposta incorreta. ...