Base dudow 043 2000 – Questão 61

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Graciliano Ramos
Graciliano Ramos pertenceu à geração do Romance de 30, dedicando-se a temas sociais. Memórias do Cárcere é uma obra que pode ser descrita como:
 
a) Relato da ascensão e queda social de um ex-trabalhador do campo, que amealha algum capital com negócios duvidosos, explorando os camponeses e realizando um casamento mal sucedido. As consequências dos seus atos o levam à prisão.
b) Espécie de crônica jornalística de uma cidade do interior; crônica em que os presos relatam suas memórias e falam da causa dos seus infortúnios.
c) Experiências de menores abandonados numa cidade grande, que ingressam cedo na vida criminosa e depois se convertem a um ideal político, contrário ao sistema. Por esse motivo, são presos e condenados.
d) Impressionante relato sobre as condições dramáticas de sua prisão. Durante meses, de presídio em presídio, conheceu a brutalidade da ditadura, registrando-a em livro, para que ninguém esquecesse a sordidez de um regime injusto e arbitrário.
e) É a história amarga das frustrações causadas pela miséria econômica, no personagem central, o que o leva da dissolução psíquica até a neurose. O clímax, a traição da noiva, motiva o assassinato do rival. Seu desespero no cárcere constitui as páginas mais sofridas e densas da obra de Graciliano.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 34
Leia o texto: ...
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 31
O indianismo brasileiro é uma exaltação romântica de nossa nacionalidade, e a ele está intimamente ligado o sentimento da natureza. É o que se observa nestas estrofes de Gonçalves Dias: ...
Base dudow 2000 – Questão 55
No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: "Certo não lhe falta imaginação; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras são porque as fazem novas, é porque se chama...
Base dudow 2000 – Questão 7
Bocage só não escreveu: a) poesia satírica e obscena. b) poesia lírica bucólica. c) poesia lírica reflexiva. d) poesia encomiástica e de circunstância. e) poesia épica.
UERJ 2009 – Questão 7
Em duas estrofes, a expressão "mudar o mundo" é utilizada em um verso e repetida no verso seguinte entre parênteses. A repetição e o uso dos parênteses, no contexto, sugerem que o eu poético, com o passar do tempo, foi levado a: a) um desvio de personalidade b) uma postura de acomodação c) uma afirmação da identidade d) uma busca de autoconhecimento