TURMA DUDOW ENEM 2024
Experimente Agora

ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 103

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
No Brasil colonial, os portugueses procuravam ocupar e explorar os territórios descobertos, nos quais viviam índios, que eles queriam cristianizar e usar como força de trabalho. Os missionários aprendiam os idiomas dos nativos para catequizá-los nas suas próprias línguas. Ao longo do tempo, as línguas se influenciaram. O resultado desse processo foi a formação de uma língua geral, desdobrada em duas variedades: o abanheenga, ao sul, e o nheengatu, ao norte. Quase todos se comunicavam na língua geral, sendo poucos aqueles que falavam apenas o português.
De acordo com o texto, a língua geral formou-se e consolidou-se no contexto histórico do Brasil-Colônia.
Portanto, a formação desse idioma e suas variedades foi condicionada
Esta questão recebeu 404 comentários
Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 4
As repetições, o uso de palavras e expressões populares, a justaposição fluente de ideias, dispensando vírgulas, e as ironias constantes atribuem ao texto de Millôr Fernandes a) tom descontraído e bem-humorado. b) dificuldade de leitura e compreensão. c) feição arcaica e ultrapassada. d) estilo agressivo e contundente. e) imagens vulgares e obscenas.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 107
As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas...
ENEM 2ª Aplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 178
Um confeiteiro deseja fazer um bolo cuja receita indica a utilização de açúcar e farinha de trigo em quantidades fornecidas em gramas. Ele sabe que uma determinada xícara utilizada para medir os Ingredientes comporta 120 gramas de farinha de trigo e que três dessas xícaras de açúcar correspondem, em gramas, a quatro de farinha de trigo. Quantos gramas de açúcar cabem em uma dessas xícaras? a) 30. b) 40. c) 90. d) 160. e) 360.
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 31
Migalhas ...
UERJ 2007 – Questão 3
Não tardaria muito que saíssem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajudá-la a viver e a morrer. (ref.2) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retóricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: a) metonímia e metáfora. b) antítese e pleonasmo. c) paradoxo e ironia. d) anáfora e alusão.