ENEM PPL 2017 – Questão 24

Linguagens / Português
Este mês, a reportagem de capa veio do meu umbigo. Ou melhor, veio de um mal-estar que comecei a sentir na barriga. Sou meio italiano, pizzaiolo dos bons, herdei de minha avó uma daquelas velhas máquinas de macarrão a manivela. Cresci à base de farinha de trigo. Aí, do nada, comecei a ter alergias respiratórias que também pareciam estar ligadas à minha dieta. Comecei a peregrinar por médicos. Os exames diziam que não tinha nada errado comigo. Mas eu sentia, pó. Encontrei a resposta numa nutricionista: eu tinha intolerância a glúten e a lactose. Arrivederci, pizza. Tchau, cervejinha.
Notei também que as prateleiras dos mercados de repente ficaram cheias de produtos que pareciam ser feitos para mim: leite, queijo e iogurte sem lactose, bolo, biscoito e macarrão sem glúten. E o mais incrível é que esse setor do mercado parece ser o que está mais cheio de gente. E não é só no Brasil. Parece ser em todo Ocidente industrializado. Inclusive na Itália.
O tal glúten está na boca do povo, mas não está fácil entender a real. De um lado, a imprensa popular faz um escarcéu, sem no entanto explicar o tema a fundo. De outro, muitos médicos ficam na defensiva, insinuando que isso tudo não passa de modismo, sem fundamento científico. Mas eu sei muito bem que não é só modismo — eu sinto na barriga.
O tema é um vespeiro — e por isso julgamos que era hora de meter a colher, para separar o joio do trigo e dar respostas confiáveis às dúvidas que todo mundo tem.
BURGIERMAN. D. R. Tem algo grande aí Superinteressante. n. 335. jul. 2014 (adaptado).


O gênero editorial de revista contém estratégias argumentativas para convencer o público sobre a relevância da matéria de capa. No texto, considerando a maneira como o autor se dirige aos leitores, constitui uma característica da argumentação desenvolvida o(a)
a) relato pessoal, que especifica o debate do assunto abordado.
b) exemplificação concreta, que desconstrói a generalidade dos fatos.
c) referência intertextual, que recorre a termos da gastronomia.
d) crítica direta, que denuncia o oportunismo das indústrias alimentícias.
e) vocabulário coloquial, que representa o estilo da revista.
Esta questão recebeu 96 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 37
Observe: "... em nenhum momento ele escreve que tudo será de graça". O sentido dessa frase está mantido em: a) ... ele escreve que tudo será de graça em momento algum. b) ... ele escreve que tudo será de graça em algum momento. c) ... ele, em algum momento, escreve que tudo será de graça. d) ... ele escreve que tudo, em algum momento, será de graça. e) ... ele, em momento algum, escreve que tudo será de graça.
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 28
A garganta é a gruta que guarda o som ...
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2020 – Questão 156
Para um docente estrangeiro trabalhar no Brasil, ele necessita validar o seu diploma junto ao Ministério da Educação. Num determinado ano, somente para estrangeiros que trabalharão em universidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro,...
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 150
Um novo produto, denominado bolo de caneca no micro-ondas, foi lançado no mercado com o objetivo de atingir ao público que não tem muito tempo para cozinhar. ...
Base dudow 2000 – Questão 3
Fabiano estava satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo raízes. Caira no fim do patio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. Ele, a mulher e os filhos tinham-se...