FATEC 2016 – Questão 41

Ciências Humanas / Geografia
A música Alagados, composta por Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro faz parte do repertório da banda Os Paralamas do Sucesso.
Todo dia,
O sol da manhã vem lhes desafiar
Traz do sonho pro mundo
Quem já não o queria
Palafitas, trapiches, farrapos
Filhos da mesma agonia
E a cidade,
Que tem braços abertos num cartão postal
Com os punhos fechados
Da vida real
Lhes nega oportunidades
Mostra a face dura do mal
Alagados
Trenchtown
Favela da maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de TV
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em que
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em que
Alagados
A letra da música cita algumas comunidades carentes. Alagados é uma favela de palafitas, em Salvador, Bahia.
Trenchtown , uma das maiores favelas da cidade de Kingston, capital da Jamaica. A favela da Maré, na verdade, designa um bairro formado por um conjunto de mais de 15 favelas na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
Podemos concluir, corretamente, que a letra da música retrata a
a) bucólica vida nas comunidades carentes mencionadas, onde as pessoas não param de sonhar com uma palafita ou mesmo um barraco em Trenchtown.
b) adequada qualidade de vida dos moradores das comunidades carentes mencionadas, proporcionada pelas autoridades citadinas.
c) precária condição de vida dos moradores das comunidades carentes citadas e a dificuldade de alcançar melhores condições de vida.
d) transformação das comunidades carentes citadas em pontos turísticos e a consequente aparição das favelas em cartões postais.
e) esperança de uma vida melhor, que pode ser alcançada por um simples banho de mar ou ao assistir programas de TV.

Veja outras questões semelhantes:

Santa Casa de São Paulo 2021 – Questão 35
O estudo da dinâmica demográfica brasileira pauta-se, desde o final do século XIX, em informações coletadas por censos demográficos. Nos períodos de 1872 a 1939 e de 1940 a 2010, os censos destacaram no comportamento populacional brasileiro a...
FATEC 2003 – Questão 44
No entanto, aquele choro nunca vinha sem razão. Fome quase sempre, ou frio, desses que entanguem pés e mãos e fazem-nos doer. O pronome "nos", no trecho acima, faz referência a a) fome ou frio. b) choro e sem razão. c) a gente. d) fome e frio. e) pés e mãos.
FATEC 2018 – Questão 49
As madeiras continuam sendo, no século XXI, um dos recursos naturais mais explorados pela humanidade. Em decorrência da grande demanda por serviços ofertados por construtoras e mobiliárias, essas empresas buscam certificações que as...
UNESP 2022 – Questão 50
O Pantanal, sob os aspectos geológico e geomorfológico, corresponde a ...
Base dudow 2000 – Questão 21
A propósito das grandes planícies e terras baixas brasileiras e de sua distribuição geográfica pode-se afirmar que elas: ...