FGV Economia 2009 – Questão 57

Ciências Humanas / História / Ideologias e Nacionalismos / Nacionalismo
 Leia os textos:
I. O líder oposicionista (...) Francisco Madero, candidato derrotado às eleições presidenciais [de 1910] e poderoso fazendeiro no norte do país, conclamou a população a depor pelas armas o atual mandatário, Porfírio Díaz, que está no poder desde 1876. (...) Madero anunciou hoje o Plano de São Luís Potosí (...)
II. O ataque japonês à Mandchúria, em 1931, e a invasão total, seis anos depois, fizeram o Partido Comunista e o Kuomintang selarem uma trégua, em 1937. A prioridade de ambos passou a ser derrotar o Japão. Mas a vitória aliada sobre o Eixo deixou uma dúvida no ar: quem ocuparia o espaço político deixado pela saída de 1,2 milhões de soldados japoneses?
III. Os guerrilheiros do 26 de julho, que há mais de dois anos lutavam contra o governo a partir de suas bases na Sierra Maestra, dominavam desde o ano passado [1958] a segunda cidade do país (...) de onde marcharam para a capital. Fulgencio Batista, de 57 anos, renunciou de surpresa na noite da passagem de ano [1958-1959].(...)
IV. 7 de maio [de 1954] – As forças comunistas, sob o comando do general Vo Nguyen Giap, tomaram hoje o estratégico campo de pouso de Dien Bien Phu, (...) derrotando as forças francesas após 55 dias de cerco.
V. 3 de julho [de 1962] – Uma multidão está festejando a independência (...) depois de 132 anos de domínio colonial francês e de oito anos de guerra contra a metrópole, com um saldo de mais de um milhão de mortos. (...) O novo presidente deve ser Ahmed Bem Bella.
(Jayme Brener, Jornal do século XX).
 
Os textos fazem referência, respectivamente,
a) ao México; à China; ao Panamá; ao Vietnã; ao Irã.
b) à Venezuela; à Coréia; a Porto Rico; ao Camboja; ao Iraque.
c) à Bolívia; à China; à Cuba; ao Camboja; à Argélia.
d) ao México; à China; à Cuba; ao Vietnã; à Argélia.
e) à Venezuela; à Mongólia; ao Panamá; à Coréia; à Guiné-Bissau.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 112
Uma solução aquosa de ácido cianídrico, HCN, a 25°C tem pH = 5. Sabendo-se que a constante de ionização desse ácido, a 25°C, é 5 x 10–10, então essa solução tem concentração de HCN, em g/L, igual a: a) 2,7. b) 5,4. c) 8,1. d) 10,8. e) 13,5.
Base dudow 2000 – Questão 11
(PUC-RJ) Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses...
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 5
Considere o Cartum elaborado por Luiz Geraldo Ferrari, em 1975. ...
Base dudow 2000 – Questão 12
Com respeito à planificação da atividade industrial e da economia como um todo nos países socialistas, assinale a ...
Base dudow 2000 – Questão 34
No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significava reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação, é correto afirmar que: ...