UFSCar - Quí, Mat e His 2006 – Questão 28

Ciências Humanas / História / A América Pré-Colombiana / Introdução
As injustiças e tiranias, que se têm executado nos naturais destas terras, excedem muito às que fizeram em África. Em espaço de quarenta anos se mataram e se destruíram por esta costa e sertão mais de dois milhões de índios, e mais de quinhentas povoações como grandes cidades, e disto nunca se viu castigo. Proximamente, ao ano de 1655, se cativaram no rio Amazonas dois mil índios, entre os quais muitos eram amigos e aliados dos portugueses, e vassalos de Vossa Majestade, tudo contra a disposição da lei que veio naquele ano a este Estado, e tudo mandado obrar pelos mesmos que tinham maior obrigação de fazer observar a mesma lei; e também não houve castigo: e não só se requer diante de V.M. a impunidade destes delitos, senão, licença para os continuar.
(Pe. Antônio Vieira. Carta a el-rei D. Afonso VI, 1657.)
 
Sobre o documento e o contexto histórico em que foi produzido, é correto afirmar:
a) as leis portuguesas estabeleciam para as populações indígenas uma situação pior de exploração do que a prevista para a escravidão africana.
b) o interesse dos padres jesuítas era garantir para suas missões a abundância de mão-de-obra indígena.
c) as denúncias eram infundadas porque ao Estado português não interessava destruir uma parte de seus súditos.
d) a escravidão africana era mais amena do que a indígena porque o valor do escravo garantia que sua vida fosse poupada.
e) a legislação portuguesa, que permitia a escravização de indígenas nas denominadas guerras justas, favorecia ações criminosas dos colonos.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 3
De acordo com o historiador Boris Fausto, ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 59
Os poucos grupos operários que foram procurar o general Isidoro no quartel da Luz para aderirem à revolução nem sequer foram por ele recebidos, embora o general recebesse facilmente os representantes da Associação Comercial. ...
Base dudow 2000 – Questão 70
Leia o texto a seguir: ...
FGV Economia 2010 – Questão 53
(…) os cidadãos armados foram de fato convocados para cumprir a “missão pacificadora” combatendo as insurreições, sedições, rebeliões, movimentos quilombolas e todo tipo de “desordens” promovidos pelos “inimigos da nação”. Os...
Base dudow 2000 – Questão 55
“O Estado sou eu”. Essa frase de Luis XIV indicava uma particular organização do Estado Moderno. São características suas: a) Dirigir a economia, legislar, nomear ministros e criar tributações. b) Manipular a nobreza e a burguesia. c) Concentrar poderes à disposição do Parlamento. d) Estabelecer a balança comercial favorável e o metalismo. e) Manter o monopólio e a criação de tributos.