UNESP 2025 – Questão 55

Ciências Humanas / Geografia / Cartografia: a Linguagem dos Mapas
O primeiro grande modelo de teoria psicológica da linguagem que temos na modernidade é o Livro III do Ensaio acerca do entendimento humano, de John Locke. Pela primeira vez na modernidade, temos um livro inteiro dedicado ao processo de significação linguística. O argumento lockeano é: a necessidade que temos de entrar em acordo, de nos entendermos, leva à necessidade de criarem-se signos sensíveis capazes de comunicar nossos pensamentos, nossas ideias. Se fôssemos dotados de alguma faculdade que possibilitasse o acesso direto e imediato às ideias nas mentes de outros homens, não seria necessária a linguagem.
(Lúcio Lourenço Prado. Filosofia da linguagem, 2012. Adaptado.)


O argumento lockeano mencionado tem implicações no âmbito
a) crítico, visto que examina os limites do senso comum.
b) epistêmico, uma vez que defende a impossibilidade de evidência científica.
c) religioso, dado que estabelece um caminho para acessar o divino.
d) metafísico, pois considera um novo elemento para a compreensão do ser.
e) político, já que torna possível o pacto social civilizatório.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 40
Um bloco sobe uma rampa deslizando sem atrito, em movimento uniformemente retardado, exclusivamente sob a ação da gravidade, conforme mostrado na figura. Ele parte do solo no instante t = 0 e chega ao ponto mais alto em 1,2 s. O módulo da velocidade em função do tempo é apresentado no gráfico. Considerando g = 10,0 m/s2, a altura em que o bloco se encontrava em t = 0,4 s era a) 0,5 m. b) 1,0 m. c) 1,6 m. d) 2,5 m. e) 3,2 m.
UNESP 2005 – Questão 47
Um circuito com 3 resistores iguais é submetido a uma diferença de potencial V entre os pontos A e C, conforme mostra a figura. A diferença de potencial que se estabelece entre os pontos A e B é a)V/4 b)V/3 c)V/2 d)2/3V e)3/2V
UNESP (julho) 2005 – Questão 52
A obra de Jan van Eyck – O casal Arnolfini (1434) – revela traços marcantes da pintura renascentista. (National Gallery, Londres.) Entre esses traços presentes na obra de Jan van Eyck, pode-se identificar a temática: a) burguesa e o liberalismo. b) religiosa e os valores greco-romanos. c) profana e a busca do transcendente. d) pagã e o cientificismo. e) profana e a perspectiva.
UNESP (julho) 2011 – Questão 35
(Rodolfo Amoedo. O último tamoio, 1883. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.) ...
UNESP 2008 – Questão 72
As reações direta e inversa na equação química apresentada são classificadas, respectivamente, como de a) condensação e hidrólise. b) adição e hidrólise. c) hidrólise e adição. d) eliminação e condensação. e) substituição e eliminação.