UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 2

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 Os jovens e os dilemas da sexualidade
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia. Adaptado.)

 
De acordo com o texto, é correto afirmar que
a) os jovens modernos trabalham muito melhor sua sexualidade, pois têm iniciado sua vida sexual mais cedo.
b) a mídia tem um papel efetivo na conscientização dos jovens, pois frequentemente rechaça valores deturpados.
c) a sexualidade dos jovens é analisada, sobretudo, pela ótica dos aspectos físicos e dos valores afetivos.
d) a liberdade do jovem do século XXI não o exime de vivências problemáticas quanto à sua própria sexualidade.
e) a relação entre sexo e afetividade faz com que questões ligadas à saúde fiquem em primeiro plano para os jovens.

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 13
A pesquisa apresentada no texto foi desenvolvida por a) Hillman e 259 cidadãos de Illinois. b) colegas de Hillman e 259 cidadãos de Illinois. c) Hillman e outros colegas. d) participantes do time de hockey de Illinois e mulheres do time de corrida. e) colegas de Hillman e participantes do time de hockey de Illinois.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 11
O homem do mundo atrapalha-se, porque a) entende que sexo, mesmo sendo uma das maravilhas da criação, é uma maldição. b) sua concepção de santidade exclui o sexo, concebido em harmonia a ela no ponto de vista do eu-lírico. c) prefere que todo homem siga o caminho da santidade, da mesma forma que o eu-lírico. d) exclui das suas práticas de vida o sexo, assim como propõe o eu-lírico. e) se delicia com as maravilhas da criação, o que evidentemente inclui o sexo.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 34
Apesar das críticas de ambientalistas e de cientistas, aumentou no mundo a área cultivadaa) com irrigação por águas subterrâneas, com destaque para a Argentina e o Paraguai, que exportam frutas para o Mercosul.b) de milho para geração de...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 24
No poema, a relação entre as pessoas e as cousas é de a) contigüidade. b) oposição. c) semelhança. d) compatibilidade. e) complementaridade.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 38
The Brazilian anti-AIDS program a) distributes free drugs to people who need treatment. b) is aggressive and discriminates sex workers. c) provides free condoms to all the population and adolescents. d) has been developed jointly with the International AIDS Society. e) is similar to the Kenya anti-AIDS program.