UNIFESP 2018 – Questão 28

Linguagens / Português
Leia um trecho do artigo “Reflexões sobre o tempo e a origem do Universo”, do físico brasileiro Marcelo Gleiser, para responder a questão.
 
Qualquer discussão sobre o tempo deve começar com uma análise de sua estrutura, que, por falta de melhor expressão, devemos chamar de “temporal”. É comum dividirmos o tempo em passado, presente e futuro. O passado é o que vem antes do presente e o futuro é o que vem depois. Já o presente é o “agora”, o instante atual.
Isso tudo parece bastante óbvio, mas não é. Para definirmos passado e futuro, precisamos definir o presente. Mas, segundo nossa separação estrutural, o presente não pode ter duração no tempo, pois nesse caso poderíamos definir um período no seu passado e no seu futuro. Portanto, para sermos coerentes em nossas definições, o presente não pode ter duração no tempo. Ou seja, o presente não existe!
A discussão acima nos leva a outra questão, a da origem do tempo. Se o tempo teve uma origem, então existiu um momento no passado em que ele passou a existir. Segundo nossas modernas teorias cosmogônicas, que visam explicar a origem do Universo, esse momento especial é o momento da origem do Universo “clássico”.
A expressão “clássico” é usada em contraste com “quântico”, a área da física que lida com fenômenos atômicos e subatômicos.
[...]
As descobertas de Einstein mudaram profundamente nossa concepção do tempo. Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia. O tempo relativístico adquire uma plasticidade definida pela realidade física à sua volta. A coisa se complica quando usamos a relatividade geral para descrever a origem do Universo.
(Folha de S.Paulo, 07.06.1998.)
Em “[Einstein] mostrou que a presença de massa (ou de
energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia.”, a conjunção destacada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
a) visto que.
b) a menos que.
c) ainda que.
d) a fim de que.
e) desde que.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 45
Considere o seguinte período: “Um alimento em pó incolor [...] poderá ser modificado para ter o sabor que se deseje.” Para manter a correspondência temporal no período, a forma verbal deseje deverá ser substituída por: a) desejasse b) desejar c) desejará d) desejaria e) desejou
UNESP 2011 – Questão 57
Renata, 11, combinava com uma amiga viajar em julho para a Disney. Questionada pela mãe, que não sabia de excursão nenhuma, a menina pegou uma pasta com preços do pacote turístico e uma foto com os dizeres: “Se eu não for para a Disney vou...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 16
A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. [ ... ] O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 31
Texto I ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 113
Já reparei uma coisa: bola de futebol, seja nova, seja velha, é um ser muito compreensivo, que dança conforme a música: se está no Maracanã, numa decisão de título, ela rola e quiçá com um ar dramático, mantendo sempre a mesma pose adulta,...