UVV - Med 2021 – Questão 21

Ciências da Natureza / Biologia
O sistema circulatório desempenha a função de transportar oxigênio e nutrientes do local de sua captação para todas as células e retornar com as substâncias tóxicas para eliminação do organismo. Nos animais mais simples, as trocas são realizadas diretamente no meio em que vivem, enquanto que nos vertebrados, o sistema circulatório é fechado e apresenta um coração que promove o transporte das substâncias.
Disponível em: Lopes, Sônia; Rosso, Sergio. Bio. p 640-643, 2013. Adaptado.


Considere seus conhecimentos sobre anatomia e fisiologia comparada e assinale a alternativa correta.
a) Em peixes ósseos, o coração apresenta quatro cavidades, átrios e ventrículos e a cada volta pelo corpo, o sangue passa uma única vez pelo coração.
b) Todos os vertebrados tetrápodes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, apresentam uma tripla circulação, ou seja, pulmonar e sistêmica, e o sangue passa três vezes pelo coração em uma volta completa pelo corpo.
c) O coração dos anfíbios apresenta três cavidades, dois átrios e um ventrículo, com circulação incompleta devido à mistura do sangue arterial com o venoso no ventrículo, em pequena quantidade devido às cristas musculares.
d) Nas aves e nos mamíferos, o coração apresenta quatro câmaras distintas: dois átrios e dois ventrículos, com a diferença de que nas aves a curvatura da aorta (crossa) é dirigida para a esquerda, enquanto que, nos mamíferos, é para a direita.
e) As quatro câmaras do coração de aves e mamíferos não permitem a mistura do sangue arterial e venoso, o que define a circulação completa, sendo a metade direita do coração atravessada exclusivamente por sangue arterial e a esquerda, por sangue venoso.

Veja outras questões semelhantes:

Santa Casa de São Paulo 2022 – Questão 44
Osteíctes e condrictes são dois grupos de vertebrados que chamamos genericamente de peixes. Ao se analisar a anatomia e a fisiologia desses animais, uma semelhança encontrada entre osteíctes e condrictes é a) a presença da linha lateral. b) o embrião envolto pelo âmnion. c) a presença de bexiga natatória. d) a origem dermoepidérmica das escamas. e) a mistura de sangue no ventrículo cardíaco.
CEDERJ 2 2022 – Questão 10
Popularizada por Lynn Margulis em 1981, a teoria endossimbiótica postula que organelas celulares poderiam ter se originado a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de...
FATEC 2020 – Questão 48
O esquema representa o ciclo reprodutivo de uma pteridófita (samambaia). Sobre esse ciclo, é correto afirmar que a) a meiose ocorre no gametófito, no processo deformação dos gametas. b) a meiose ocorre no esporófito, no processo deformação dos esporos. c) o gametófito se origina a partir da união do anterozoide com a oosfera. d) o gametófito é diploide e corresponde à geração predominante. e) o esporófito é haploide e corresponde à geração predominante.
UFPR 2014 – Questão 21
Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo? a) b) c) d) e)
FATEC 2002 – Questão 31
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue,que é uma doença viral. Os meios de comunicação têm alertado para o fato de que há 4 tipos de vírus,chamados D1, D2, D3 e D4. Essas formas virais causam, geralmente, em uma primeira...