ENEM PPL Natureza e Matemática 2018 – Questão 140

Matemática / A Base da Geometria
   Isometria é uma transformação geométrica que, aplicada a uma figura, mantém as distâncias entre pontos. Duas da: transformações isométricas são a reflexão e a rotação. A reflexão ocorre por meio de uma reta chamada eixo. Esse eixo funciona como um espelho, a imagem refletida é o resultado da transformação. A rotação é o “giro” de uma figura ao redor de um ponto chamado centro de rotação. A figura sofreu cinco transformações isométricas, nessa ordem:
 

 
1a) Reflexão no eixo x,
2a) Rotação de 90 graus no sentido anti-horário, com centro de rotação no ponto A;
3a) Reflexão no eixo y,
4a) Rotação de 45 graus no sentido horário, com centro de rotação no ponto A;
5a) Reflexão no eixo x.
Disponível em: www.pucsp.br.
Acesso em: 2 ago. 2012.

Qual a posição final da figura?
a)

b)

c)

d)

e)


 
Esta questão recebeu 299 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Natureza e Matemática 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 108
O ácido acetilsalicílico é um analgésico que pode ser obtido pela reação de esterificação do ácido salicílico. Quando armazenado em condições de elevadas temperaturas e umidade, ocorrem mudanças físicas e químicas em sua estrutura, gerando um odor característico. A figura representa a fórmula estrutural do ácido acetilsalicílico. Esse odor é provocado pela liberação de a) etanol. b) etanal. c) ácido etanoico. d) etanoato de etila. e) benzoato de etila.
FUVEST 2008 – Questão 39
A circunferência dada pela equação x2 + y2 – 4x – 4y + 4 = 0 é tangente aos eixos coordenados x e y nos pontos A e B, conforme a figura. ...
ENEM 2ª Aplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 97
O ácido ricinoleico, um ácido graxo funcionalizado, cuja nomenclatura oficial é ácido D-(−)-12-hidroxi-octadec-cis-9-enoico, é obtido da hidrólise ácida do óleo de mamona. As aplicações do ácido ricinoleico na indústria são inúmeras,...
UERJ (julho) 2007 – Questão 24
A imagem mostra uma pessoa em uma asa-delta. ...
Base dudow 2000 – Questão 66
O triângulo ABC está inscrito numa circunferência de raio 5 cm. Sabe-se que A e B são extremidades de um diâmetro e que a corda BC mede 6 cm. Então a área do triângulo ABC, em cm², vale: a) 24. b) 12. c) 6. d) 3. e) 2.